Compartilhe

A AltStore, uma loja de aplicativos iOS (iPhones e iPads) está fazendo barulho um bom barulho na internet nos últimos dias. O motivo para esse barulho? Seu aplicativo pode ser instalado no seu iDevice sem complicações, jailbreak ou algo parecido e, ainda assim, consegue ser “legal” de uma forma ou de outra.

 

 

A gambiarra que burla as trincheiras da Apple

 

 

Na AltStore, você pode encontrar emuladores de jogos Nintendo e outras curiosidades que, por razões óbvias, nunca estariam na App Store da Apple. A versão prévia do aplicativo foi um sucesso retumbante, com um lançamento completo agendado para o dia 28 de setembro. Mas… como isso está acontecendo sem que a Apple tome qualquer tipo de providência?

Seu criador leva aos limites as capacidades do iOS com exploits e truques acumulados ao longo dos anos pela comunidade jailbreak, usando os próprios métodos da Apple. Ou seja, caso a gigante de Cupertino queira remover a plataforma em algum momento, terá que derrubar todo o sistema Enterprise das instituições médicas e educacionais que usam seus próprios aplicativos, e isso é essencial para que os desenvolvedores testem seus aplicativos.

Riles Testut, o gênio por detrás da AltStore, afirma que o processo para desenvolvimento e implementação da loja alternativa é “tão simples” quanto usar o seu ID da Apple para assinar novamente aplicativos que são depois instalados no seu dispositivo, enviados por WiFi para uma aplicativo que atua como bloco de notas, e que utiliza a sincronização WiFi do iTunes para colocar os apps no seu dispositivo. Parece um pouco complicado para muita gente, mas é bastante lógico e é uma espécie de “hack” com o qual a Apple não tem muito o que fazer.

 

 

Mas… É seguro?

Não teria por que mão ser, já que Testut não tem acesso aos seus dados. O principal serviço dentro da AltStore, por enquanto, é a oferta de emuladores e, embora eles são seguros, eles são ilegais em vários cenários, e a Nintendo com certeza está soltando fogo pelas ventas com essa solução.

 

Via Github


Compartilhe