Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Alto-falantes estéreo ou conector para fones?

Alto-falantes estéreo ou conector para fones?

Compartilhe

Não podemos ter tudo neste mundo. Ou pelo menos é isso o que os fabricantes de smartphones quer que a gente acredite. Nos últimos anos, estão nos impondo a obrigação de fazer uma escolha: ou optamos por um telefone com o conector para fones de ouvido, ou levamos para casa um dispositivo com fones de ouvido estéreo.

Os dois? Não tem como!

Dependendo do uso que você vai dar para o smartphone, um elemento é mais importante que o outro. E é importante que você descubra qual é o item que você deve escolher para as suas necessidades.

É sobre isso que vamos falar neste post.

 

 

 

Eu realmente preciso escolher?

Sim. Precisa.

Como são os fabricantes que ditam as regras por “entenderem exatamente o que os usuários querem”, você será obrigado a fazer uma escolha sobre qual é o formato pelo qual o som será reproduzido.

Muitas pessoas usam o conector para usar um alto-falante externo, mas isso está ficando cada vez mais raro. O mundo do Bluetooth encontrou o seu ponto de maturidade, e você pode obter um áudio de altíssima qualidade com fones de ouvido e alto-falantes sem fio.

A boa notícia aqui é que, independente da sua decisão, você vai ter um áudio de ótima qualidade. O que pode afetar o resultado final é a qualidade dos materiais utilizados na construção dos produtos.

 

 

 

O que você ganha com o conector físico para os fones?

 

 

Dá para entender todos os motivos que levam alguém a defender a presença dos conectores de fones de ouvido, inclusive o conservadorismo em usar esse tipo de fones a vida inteira.

Mas dois motivos são os mais relevantes para muita gente preferir este formato. O primeiro deles é a oferta da melhor qualidade de áudio disponível. O segundo é a relação custo-benefício, já que esse tipo de fone é bem mais barato que um fone sem fio.

Pode não ser o fone mais prático para se usar no dia a dia, mas para quem já viveu uma vida inteira usando esse tipo de fones, isso não é um problema.

 

 

 

O que você ganha com alto-falantes estéreo?

 

 

O outro lado da moeda.

Quem não tem um conector para fones de ouvido no smartphone terá que se conformar com os fones de ouvido Bluetooth para o áudio privado. Por outro lado, recebe os alto-falantes estéreo, que conta como principal vantagem uma qualidade final de áudio muito superior.

Dessa forma, você tem um maior nível de imersão na hora de ver vídeos e jogar games. E é bem isso que um usuário focado no entretenimento está procurando em um smartphone.

 

 

 

Ainda não me decidi. O que eu faço então?

Neste momento, não existe essa história do mercado impor o que você deve fazer.

É possível obter o melhor dos dois mundos, escolhendo um smartphone com alto-falantes estéreo e adquirindo um adaptador para fones de ouvido no padrão USB-C (nem pense em comprar um telefone com microUSB neste momento).

Dessa forma, você pode ter um áudio espetacular quando não está com fones e, se quiser ouvir música sem que as demais pessoas saibam do seu gosto musical, pode utilizar os fones de ouvido com fio de uma vida inteira.

E é isso. Problema resolvido.


Compartilhe