TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Alternativas ao finado Google Stadia para games via streaming no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Alternativas ao finado Google Stadia para games via streaming no smartphone

Alternativas ao finado Google Stadia para games via streaming no smartphone

Compartilhe

Quando você estiver lendo este artigo no futuro, o Google Stadia estará muito perto de ir para o além túmulo. A sua morte está marcada para 18 de janeiro de 2023, e mesmo que esse serviço jamais tenha dado as caras por aqui, a plataforma de jogos por streaming do Google vai deixar algumas pessoas órfãs.

A realidade dos fatos é uma só: o Google Stadia nunca chegou a fazer o mesmo barulho que outras plataformas consolidadas, seja ela via streaming ou não. E o Google não se preocupou em fazer o serviço dar certo.

Agora, chegou a hora de olhar para as opções disponíveis para transformar o seu smartphone em uma plataforma de games por streaming. Aqui, temos as quatro melhores neste momento (que o artigo foi produzido).

 

Por que o Google Stadia fracassou?

Porque o Google prometeu mundos e fundos, mas não entregou metade das promessas (e o dobro de fundos em forma de buracos negros).

O Google Stadia nunca chegou perto de ter a robustez de outras plataformas de games consolidadas, e isso muito provavelmente aconteceu porque, entre outras coisas, o serviço eventualmente estava a frente do seu tempo.

Nem os servidores da plataforma eram potentes o suficiente para garantir uma experiência de jogo adequada para os diferentes tipos de dispositivos, nem a internet que o mundo tem neste momento era boa o suficiente para trabalhar com os jogos da forma que o Google idealizou.

Além disso, o Google Stadia nunca alcançou o número de usuários que uma gigante como o Google esperava que alcançaria, muito em partes por conta de todos os problemas que a plataforma apresentou ao longo do seu curto tempo de vida.

Problemas esses que o Google não se animou muito em resolver, já que o Stadia era “apenas mais um beta” no meio do caminho deles.

De qualquer forma, agora tem uma galera que chora a ausência de um serviço de jogos por streaming enquanto recebe o reembolso do Google Stadia. E, dessa vez, agradeça por ser brasileiro: você não precisa passar por esse desgosto.

Alguns usuários certamente vão procurar por alternativas para cobrir a ausência do Google Stadia. No caso dos gamers brasileiros, vão querer conhecer alguma plataforma de games via streaming para chamar de sua.

A partir de agora, vamos apresentar pelo menos quatro serviços que são similares ao Google Stadia (e, em alguns casos, muito melhores) que podem conquistar o seu smartphone e o seu coração para a diversão em jogos eletrônicos via internet.

 

Xbox Cloud Gaming (via Xbox Game Pass)

A Microsoft está se tornando uma gigante ainda maior do que já é no mundo dos games.

Mesmo com os desenvolvedores criticando o Xbox Series S, ele é um campeão de vendas, e garante que a gigante de Redmond consiga tempo em forma de dinheiro para desenvolver a versão de cloud da Xbox Game Pass, através da Xbox Cloud Gaming, que ainda está em versão Beta para a maioria dos mercados globais.

De qualquer forma, os usuários de smartphones Android e iPhone já podem acessar o serviço de videogames via streaming da Microsoft, mesmo que a plataforma neste momento não permita que você jogue todos os jogos que você possui na biblioteca do serviço.

Mesmo assim, o catálogo é enorme, o que já dá para você se divertir bem em qualquer lugar. Basta ter uma boa conexão de internet disponível e ser assinante do Xbox Game Pass.

É um dos melhores serviços dentro dessa categoria, e por ser uma plataforma da Microsoft, ele tende a se desenvolver ainda mais para, quem sabe, se tornar uma referência do mundo dos games via streaming no futuro.

 

PS Remote Play

É claro que a Sony não ia ficar de fora dessa, e oferece o PS Remote Play, que tem uma grande vantagem em relação ao seu concorrente da Microsoft: você não precisa pagar uma assinatura adicional para utilizar a plataforma.

Tudo o que você precisa é ter é um PlayStation 4 ou superior. E um smartphone compatível com o aplicativo da plataforma. E os jogos que estão instalados no seu console.

Viu? Pouca coisa.

É claro que você pode obter vantagens substanciais se você for um assinante do PlayStation Plus Extra ou PlayStation Plus Premium, como por exemplo um catálogo de jogos muito mais amplo e cheio de jogos clássicos e títulos mais recentes.

A versão paga do PS Remote Play também permite a introdução de textos a partir do teclado do smartphone e utilizar o controle do console para obter uma melhor interação com o sistema.

 

GeForce Now

A plataforma mais parecida com o Google Stadia dessa lista, pois tem como principal objetivo transmitir os jogos que você possui na biblioteca de plataformas como Epic Games, Stream ou UPlay.

Na prática, ele funciona de forma similar ao PS Remote Play, com um aplicativo gratuito para os usuários com smartphones Android e iPhone, mas com cotas de assinaturas mensais para utilizar o serviço em diferentes modalidades e categorias.

A versão gratuita do GeForce Now permite que o usuário aproveite dos benefícios do serviço por até 60 minutos. Depois disso, você é obrigado a pagar para seguir aproveitando dos benefícios da plataforma.

Alguns planos pagos oferecem aos jogadores a possibilidade de executar os jogos em uma resolução de até 4K a 120 FPS, o que reforça a similaridade de proposta em relação ao finado Google Stadia.

Vale a pena dar uma olhada nesse aqui, jogadores de luto e saudosistas.

 

Steam Link

A última alternativa que quero apresentar neste artigo é quase idêntica ao PS Remote Play na sua proposta, e pode ser um excelente substituto do Google Stadia.

O Steam Link não exige o pagamento de uma assinatura mensal para utilizar os seus serviços. Ele nada mais é do que uma plataforma ou via de acesso para os jogos que você já possui na sua conta do Steam na tela do seu smartphone.

Tudo o que você vai precisar para que tudo funcione é de um controle para emparelhar com o dispositivo e com o aplicativo Steam Link para começar a jogar os games disponíveis na plataforma.

Mais uma vez, o app é de uso gratuito. O que você paga é pelos jogos que serão executados e disponíveis na nuvem da plataforma. É um serviço recomendado para aqueles usuários que contam com uma grande quantidade de títulos na biblioteca do Steam.

Ou para quem está pensando seriamente em construir um portfólio de jogos depois de ler este artigo até o final.


Compartilhe