A Aliexpress decidiu abraçar a iniciativa de automação robótica. Não só colocou robôs para gerenciar o envio de suas encomendas, mas adotou um sistema de reconhecimento facial para evitar entregas inadequadas.

O Alibaba, proprietária do Aliexpress, agora conta com um robô com tecnologia que permite a medição de distâncias para um determinado objeto a laser, trabalhando com reconhecimento facial para identificar a pessoa correta na hora da entrega. Se aquela pessoa é a dona da encomenda, o pacote é entregue.

O novo robô se chama G Plus, e foi desenvolvido pela empresa japonesa RoboSense. Este robô é capaz de escanear o seu entorno, criando um mapa 3D para superar obstáculos no caminho. O seu formato de ‘armazém sobre rodas’ permite que ele alcance uma velocidade de 16 km/h.

 

 

Esta pode se tornar no futuro uma sólida alternativa para os carros de entrega, além de ser um produto muito mais simples de se fabricar em série. Por enquanto, o robô só circula nas áreas da sede do Alibaba em Hangzhou, e sua fabricação em massa deve começar no final de 2018.

 

Via Engadget