TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Algum processador da MediaTek é melhor que o Snapdragon 888? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Algum processador da MediaTek é melhor que o Snapdragon 888?

Algum processador da MediaTek é melhor que o Snapdragon 888?

Compartilhe

Não vamos negar que existe neste momento uma batalha entre os processadores para smartphones centrada em Qualcomm e MediaTek. E também não vamos ignorar que existe uma diferença técnica entre os chips das duas marcas.

Muitos usuários preferem a Qualcomm, que domina o mercado mobile pela sua competência e qualidade. Porém, a MediaTek melhorou bastante nos últimos anos, entregando processadores que podem surpreender até mesmo os usuários mais exigentes.

Por isso, a pergunta que dá título para esse post não é nada absurda. E oferecer uma resposta pode abrir um novo leque de possibilidades para muitos usuários que não querem gastar tanto em um smartphone potente.

Por isso, vamos descobrir se algum processador da MediaTek pode superar o poderoso Snapdragon 888.

 

 

 

Como é o processador mais potente da MediaTek?

Antes de responder de forma direta a pergunta desse post, é preciso conhecer qual é o competidor que a MediaTek está colocando na mesa para tentar bater o Snapdragon 888.

Neste momento (em novembro de 2021, mês em que este post foi desenvolvido), o processador mais potente da MediaTek é o Dimensity 1200. E essa é a primeira prova clara que a empresa taiwanesa é capaz de competir de igual para igual com a Qualcomm neste segmento.

A MediaTek sempre foi conhecida por ser a empresa que oferecia processadores voltados para telefones baratos e com boa relação custo-benefício. Mas nos últimos anos, entendeu que era importante investir também nos chips top de linha, que entregam uma maior margem de lucro.

Por isso, veio a necessidade de oferecer um processador que fosse potente o suficiente para convencer fabricantes e usuários que essa seria uma alternativa viável ao Snapdragon 888. E assim, nasceu o MediaTek Dimensity 1200, que possui o suficiente para entregar um ótimo desempenho em jogos e aplicativos.

A proposta conseguiu convencer alguns players importantes do mercado de telefonia móvel, como foi o caso da Xiaomi, que apostou neste processador no Xiaomi 11T e se deu bem, uma vez que este chip se demonstrou ser tão potente quanto o Snapdragon 865.

Mas… e no caso do Snapdragon 888? Tem briga?

 

 

 

Que a batalha comece!

É importante lembrar que o TargetHD.net não testou nenhum desses dispositivos, e essa avaliação é feita baseado nos testes sintéticos de outros produtores de conteúdo e na leitura das especificações de forma direta.

Dito isso, o Qualcomm Snapdragon 888 possui uma velocidade máxima 8.67% maior, uma RAM mais rápida (1066 MHz) e usa o HMP, que permite a utilização de todos os seus núcleos ou apenas um núcleo em função de uma tarefa específica, o que ajuda no melhor gerenciamento de energia consumida.

Além disso, o Snapdragon 888 conta também com a tecnologia AES, que serve para acelerar a codificação e descodificação de dados, um menor tamanho dos semicondutores (o que se reflete em um melhor desempenho e menor consumo energético) e uma velocidade de download quase 300 MBits/s maior que o seu concorrente.

Ou seja, para quem gosta de games no smartphone, a solução da Qualcomm parece a mais adequada.

Em teoria, os dois processadores contam com pontos positivos e negativos. Porém, os testes de benchmarks tentam mostrar um vencedor: o Snapdragon 888 registrou uma pontuação de 789.491, enquanto que o Dimensity 1200 alcançou 660.739 pontos.

Ou seja, fica mais ou menos claro que o Snapdragon 888 é tecnicamente melhor, mas o Dimensity 1200 não fica muito atrás, sendo um ótimo processador para a maioria dos usuários. Quem aposta na relação custo-benefício e não quer pagar tanto por um smartphone que entrega um bom desempenho pode apostar sem medo neste chip da MediaTek.


Compartilhe