TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Ajustes irritantes do Windows 10 que devem ser alterados imediatamente | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Ajustes irritantes do Windows 10 que devem ser alterados imediatamente

Ajustes irritantes do Windows 10 que devem ser alterados imediatamente

Compartilhe

Mesmo com o Windows 11 entre nós, a grande maioria (no momento em que este post foi produzido) ainda usa o Windows 10 (eu, inclusive), por conta de sua estabilidade e bom funcionamento.

Porém, independente da versão do Windows que você está usando, alguns ajustes um tanto quanto irritantes precisam ser feitos para se obter um melhor desempenho com o sistema operacional da Microsoft.

Neste post, apresentamos alguns ajustes no Windows 10 que recomendamos que sejam desabilitados por completo. Manter esses ajustes ativos podem resultar em uma lentidão no sistema operacional que pode (e deve) ser evitado.

 

 

 

Atualizações de trocas de arquivos

O Windows 10 possui um sistema de entrega de atualizações otimizados, permitindo que você faça o download de atualizações de outros equipamentos com o sistema operacional via internet, além dos servidores da Microsoft. O problema é que, durante o processo, o seu computador também é utilizado por outros usuários para realizar a mesma tarefa.

Para desativar o recurso, vá em Configurações > Atualizações e Segurança > Opções Avançadas > Otimização de Distribuição, e desativando o item “Permitir downloads a partir de outros equipamentos”

 

 

 

Notificações irritantes

A central de notificações do Windows pode ficar sobrecarregada com tantas interações, o que pode deixar o seu dia a dia com o computador algo bem irritante quando precisamos de concentração para realizar o trabalho.

Controle as notificações em Configurações > Sistema > Notificações e Ações. Aqui, desative coisas como obter conselhos, truques e sugestões durante o uso do Windows ou exibir a experiência de bem-vindo do Windows depois das atualizações ou no início de sessão.

 

 

 

Anúncios no menu Iniciar

A Microsoft exagera nas sugestões (ou melhor, anúncios) de aplicativos presentes na Windows Store exibidos no menu Iniciar.

Resolva o problema em Configurações > Personalização > Iniciar > Mostrar sugestões ocasionalmente no início.

 

 

 

Anúncios dirigidos de aplicativos de terceiros

A Microsoft tem um ID de publicidade único e vinculado à conta Microsoft do usuário, que é utilizado para exibir anúncios dirigidos. E é claro que esse ID é compartilhado com aplicativos de terceiros… para exibir publicidade de terceiros.

Desative essa troca de dados em Configurações > Privacidade > Geral > Não permitir que os aplicativos utilizem o ID de publicidade.

 

 

 

Cortana

Por melhor que a Cortana seja, ninguém usa ela. E a troca de dados pessoais através de tudo o que você fala e escreve não é interessante neste caso. Para desativar o assistente virtual da Microsoft, vá em Configurações > Privacidade > Escrita e digitação, e desative o recurso.

 

 

 

Aplicativos que são executados em segundo plano

Como padrão, o Windows 10 mantém os aplicativos executando em segundo plano. E nem todo mundo quer o consumo de bateria e as notificações que esses apps podem provocar.

Para mudar isso, vá em Ajustes > Privacidade > Aplicativos em segundo plano e desative o item Permitir que os aplicativos sejam executados em segundo plano, ou desative os aplicativos que você não deseja que fiquem rodando em plano de fundo.

 

 

 

Todas as sincronizações

Tudo no Windows 10 e sincronização. Configurações do sistema, temas, senhas, histórico de buscas e outros elementos podem ser sincronizados em todos os dispositivos onde você iniciou sessão. Mas nem todo mundo quer isso.

Para desativar as sincronizações de ajustes, vá em Ajustes > Contas > Sincronizar os ajustes. Você pode desativar a sincronização de todos os ajustes ou pode selecionar o que você não quer sincronizar.

 

 

 

Atualizações automáticas

O Windows 10 faz o download e a instalação das atualizações automaticamente, e isso não pode ser desativado. E, de verdade, o ideal é manter esse ajuste, pela segurança do sistema operacional.

Mas se você quer evitar que o seu computador faça isso, pode pelo menos pausar as atualizações por um tempo determinado. Para isso, vá em Configurações > Atualizações > Opções avançadas e, em Pausar atualizações, escolha uma data nos próximos dias para o Windows 10 executar os updates pendentes.


Compartilhe