Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Ainda é possível atualizar do Windows 10 para o Windows 11?

Ainda é possível atualizar do Windows 10 para o Windows 11?

Compartilhe

Pois é… não acabou.

Depois de anos de disponibilidade da atualização para o Windows 11 a partir do Windows 10, e de um eventual fim do suporte gratuito para esse update, a Microsoft informa que essa prática ainda é possível, desde que você conte com as condições corretas.

É uma informação diferente daquela que a própria Microsoft evidenciou ao compartilhar no passado que a atualização gratuita de uma versão para outra seria válida por um tempo limitado.

Ou a Microsoft prorrogou esse tempo, ou o limite é indeterminado para a empresa.

De qualquer forma, saiba que a atualização ainda é possível, e vou explicar os detalhes a partir de agora.

 

Requisitos para atualizar do Windows 10 para o Windows 11

A Microsoft está investindo em estratégias para incentivar a atualização para o Windows 11, incluindo a expansão de informações no seu site oficial. Isso é necessário porque o Windows 10 ainda é uma força dominante, com uma porcentagem muito maior de presença nos computadores ativos.

O esforço de comunicação busca esclarecer dúvidas comuns dos usuários do Windows 10 que consideram migrar para o novo sistema operacional, tornando o processo de transição de sistema operacional algo mais transparente.

De acordo com o que informa o site da Microsoft, a atualização direta do Windows 10 para o Windows 11 exige que o dispositivo atenda a requisitos específicos, que são:

  1. Estar usando uma versão do Windows 10 com suporte oficial.
  2. Garantir que o PC satisfaça todos os pré-requisitos técnicos do Windows 11.

Caso o sistema operacional atual não seja suportado, basta atualizá-lo para uma versão compatível. Ou seja, para aqueles que contam hoje com o Windows 7, é só atualizar o PC primeiro para o Windows 10 e, depois disso, dar o salto para o Windows 11.

Já o cumprimento dos requisitos técnicos é fundamental e inegociável.

 

Ferramentas para verificar a compatibilidade

Para simplificar a verificação dos requisitos, a Microsoft oferece o aplicativo de verificação de integridade do PC, que já existe há muito tempo e foi muito utilizado pelos usuários que migraram para o Windows 11 logo de cara.

Este software realiza uma análise detalhada do hardware e informa se o dispositivo é elegível para a atualização. De forma alternativa, os usuários podem comparar as especificações de seus PCs com a lista oficial de requisitos:

  • Processador: CPU de 64 bits com 2 ou mais núcleos (Core Gen 8, Ryzen 2000 ou superior).
  • RAM: No mínimo 4 GB.
  • Armazenamento: Pelo menos 64 GB.
  • Chip gráfico: Compatível com DirectX 12 e controlador WDDM 2.0.
  • Firmware: UEFI com suporte ao Safe Start.
  • TPM: Versão 2.0 do módulo de plataforma segura.
  • Tela: Resolução HD em monitores de 9 polegadas ou maiores.
  • Conexão com a Internet: Necessária para o Windows 10 Home.

 

E se o meu computador não for compatível com o Windows 11?

Neste caso, restam três alternativas para resolver o problema.

 

Instalação limpa do Windows 11

Não é o recomendado pela Microsoft, mas é possível, já que recentemente a empresa flexibilizou a questão.

Antes, você não tinha nem como instalar para usar o Windows 11 em um PC sem as especificações técnicas. Agora, você até pode fazer isso, mas conta com uma série de restrições e alertas sobre usar um sistema operacional não compatível com o computador.

Experiências práticas mostram que dispositivos com processadores como Core i5 Gen 4 ou Ryzen 3 1000 e pelo menos 16 GB de RAM oferecem desempenho satisfatório com o Windows 11. No entanto, esse método exige backup completo e reinstalação de aplicativos.

Dá mais trabalho do que simplesmente atualizar a partir do Windows 10? Com toda a certeza. Mas será a alternativa para muitos usuários que não querem se ver obrigados a jogar o computador fora ou comprar um novo só por causa da versão do sistema operacional.

 

Migração para o Linux

Para computadores (muito) mais antigos com especificações limitadas, principalmente no caso dos 4 GB de RAM, o Linux é uma solução eficiente.

São várias distribuições disponíveis, incluindo aquelas que foram especificamente pensadas nos computadores com hardware mais restrito.

De um modo geral, uma boa distribuição Linux é leve o suficiente para funcionar bem nos PCs e notebooks mais antigos, e é uma alternativa bem interessante ao Windows.

 

Investir em um novo PC

É o pior dos mundos para você, e a melhor solução possível para a Microsoft. Aliás, é o que a empresa recomenda se o seu computador for muito antigo.

Entendo que você só deve investir em um novo computador se realmente quer aproveitar ao máximo todas as possibilidades do Windows 11.

Ou se o seu PC é antigo demais até mesmo para rodar o Linux de forma razoável. Ou se usar um sistema operacional alternativo não é uma solução viável para as suas necessidades.

Para todos os outros casos, considere as alternativas que mencionei um pouco antes neste artigo para reutilizar o computador que já está com você.

 

Via Microsoft


Compartilhe