Eu escrevi alguns artigos falando sobre o Android Stock como uma das soluções mais práticas e viáveis para alguns smartphones Android, principalmente aqueles modelos de baixo custo ou com algumas restrições técnicas.
Acontece que não tive o devido trabalho ou atenção de explicar para o grande público o que é o tal do Android Stock. Sei que muitos que visitam o blog de forma mais constante sabem do que estou falando, mas a maioria não nasceu sabendo de tudo.
Vou corrigir esse erro grosseiro neste artigo. A partir de agora, vou explicar o que exatamente é o tal do Android Stock, mostrando suas vantagens e desvantagens.
O que é o Android Stock?
O Android Stock, ou Android puro, é a versão original do sistema operacional desenvolvida pelo Google, sem modificações. Essa versão é normalmente utilizada em dispositivos como Google Pixel e alguns modelos da Nokia e Motorola.
Foi muito mais popular no passado, quando as restrições técnicas eram maiores, e os smartphones Android encontravam dificuldades em entregar o melhor desempenho.
Mas hoje, com modelos muito mais modernos, com hardware mais robusto e capas de personalização otimizadas, os telefones podem receber a cara que mais desejam no software sem maiores preocupações.
O que deixou o Android Stock “nichado”.
O Android puro entrega interface simples e minimalista, com design limpo e recursos que garantem atualizações rápidas e frequentes.
Geralmente ele é mais leve e rápido, especialmente em dispositivos com especificações modestas, pois não inclui bloatware (aplicativos pré-instalados desnecessários).
A grande vantagem do Android puro
É uma versão do Android que recebe novas versões e patches de segurança mais rapidamente, sendo desenvolvido diretamente pelo Google, o que economiza tempo no processo.
Já a grande maioria dos demais fabricantes que contam com dispositivos Android como Samsung, Xiaomi e Huawei modificam o sistema operacional com camadas personalizadas, que incluem designs exclusivos e funções adicionais.
E é por isso que o seu telefone leva mais tempo para receber as atualizações. Se bem que, algumas das marcas com interfaces customizadas estão fazendo um ótimo trabalho com updates mensais.
One UI (Samsung), HyperOS (Xiaomi) e ColorOS (OPPO) são algumas das interfaces que buscam se diferenciar da concorrência com recursos exclusivos.
As interfaces customizadas tendem a entregar recursos exclusivos de cada fabricante, como a personalização de gestos de interação e modos avançados de câmera.
São esses elementos que acabam entregando uma experiência personalizada e alinhada com os hábitos dos usuários.
Por outro lado, as interfaces customizadas tendem a ser mais pesadas e a consumir mais recursos de hardware e do sistema.
E um Android mal otimizado pode ser um pesadelo na Terra para qualquer usuário.
Vantagens e Desvantagens
De um modo geral, o Android Stock conta com vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas por cada usuário.
Vantagens do Android Stock
- Velocidade de Atualização: Atualizações diretas do Google garantem acesso rápido às novidades
- Maior Desempenho: Leveza resulta em melhor performance em dispositivos menos potentes
- Interface Limpa: Ideal para usuários que preferem um design sem distrações
Desvantagens do Android Stock
- Falta de Funções Avançadas: Carece de recursos que as camadas personalizadas oferecem, como opções de personalização extensivas
- Estética Básica: Pode parecer menos atraente para quem está acostumado com interfaces mais elaboradas
- Compatibilidade Limitada: Alguns serviços do Google podem não estar disponíveis em certos mercados
Vantagens das camadas de personalização
- Recursos Exclusivos: Funções adicionais que melhoram a experiência do usuário
- Design Atraente: Interfaces visualmente ricas que podem agradar aos usuários que buscam estética
Desvantagens das camadas de personalização
- Desempenho Inferior: Podem ser mais lentas devido à sobrecarga de recursos5
- Bloatware: Muitas vezes incluem aplicativos que ocupam espaço e não podem ser desinstalados facilmente
Qual dos dois é melhor?
No final, a escolha é sempre sua.
As vantagens e desvantagens tendem a ser efetivas de acordo com os interesses e objetivos de cada usuário, e neste momento, não existe uma resposta universal e definitiva para a questão.
Se essa pergunta fosse feita em 2014, certamente eu diria que o Android Stock era o melhor para qualquer smartphone Android, principalmente no caso da Samsung, que tinha a Touch Wiz, que era algo simplesmente horrível no desempenho.
Mas como tudo mudou, os smartphones melhoraram no hardware e no software e as interfaces customizadas se tornaram tão eficientes quanto o Android puro, prefiro deixar todo mundo livre para escolher o que é melhor para cada caso.
O que é correto dizer é que ao menos o Android Stock te livra das distrações e dos bloatwares, duas vantagens que, para muitos, são definitivas.