O Bitcoin está de novo na boca do povo e nas telas dos dispositivos conectados na internet, principalmente depois que a China decidiu abrir guerra contra a moeda virtual. Mas como a curiosidade humana sobre um tema só tende a aumentar com o passar do tempo, chegou a hora de tentar responder a uma das perguntas mais procuradas na web nos últimos dias.
Afinal de contas, quem foi o responsável por criar o Bitcoin e iniciar uma verdadeira revolução na relação que o ser humano tem com o dinheiro?
Isso se manteve em segredo por muito tempo e, na prática, não existe uma resposta concreta e exata. Mas neste post, vamos contar tudo o que sabemos a respeito.
“Conheça” Satoshi Nakamoto

“Oficialmente”, o criador do Bitcoin é Satoshi Nakamoto. Mas aqui é apenas o começo da história, já que existem outras teorias plausíveis sobre a origem da moeda virtual mais bem sucedida do mundo.
Em outubro de 2008, um artigo científico publicado na Cryptography Mailing List apresentou ao mundo o protocolo original do Bitcoin, e sua autoria é atribuída à Satoshi Nakamoto. Porém, não há nenhuma informação oficial relacionado à essa pessoa (que pode ser um homem ou uma mulher).
Algumas pessoas garantem que estabeleceram contato com essa pessoa que, ao que parece, já abandonou o barco das criptomoedas. Há quem diga que ele já está trabalhando em outros projetos, que são tão misteriosos quanto a sua identidade.
A seguir, algumas das informações que foram publicadas sobre Satoshi Nakamoto (e não dá para afirmar que são informações verdadeiras, já que tudo aqui está no campo das especulações):
- Na realidade, ele seria britânico.
- Pensaram que ele era da Yakuza.
- Rumores indicam que ele realizou lavagem de dinheiro.
- Muitos acreditam que é uma mulher.
- Alguns pensaram que ele seria alguém com problemas mentais.
- Há quem diga que ele é como William Shakespeare.
O que significa “ser como William Shakespeare”?
É uma associação que tem até um fundo de sentido quando olhamos para os detalhes.
William Shakespeare é o autor mais famoso de todos os tempos e, por conta disso, é considerado “uma lenda”. Seu trabalho era tão bom, que era impossível de ser feito por uma única pessoa, e suas obras seriam construídas com várias mãos e mentes.
O mesmo pensam de Satoshi Nakamoto.
Por isso, a teoria da conspiração da vez alega que o Bitcoin foi desenvolvido por um grupo de pessoas que desejam permanecer no anonimato pelos mais diferentes motivos.
De novo: teorias da conspiração não param de aparecer na internet sobre o assunto. Há quem diga que Satoshi Nakamoto foi criado por diferentes governos que criaram o Bitcoin para substituir o dinheiro convencional pela moeda virtual. Outros acreditam que tudo isso é criação de uma elite que quer controlar o mundo.
No final das contas, Satoshi Nakamoto é o “responsável” pela criação do Bitcoin, e isso é tudo o que sabemos por enquanto. Porém, não dá para cravar ou confirmar que esta é a informação correta.
Lamento pela decepção de um possível click bait no título do post, mas é tudo o que posso oferecer de informação útil neste momento.