Adeus, Windows 7. Olá, Linux. Qual é a melhor opção para o salto? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Adeus, Windows 7. Olá, Linux. Qual é a melhor opção para o salto? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Adeus, Windows 7. Olá, Linux. Qual é a melhor opção para o salto?

Adeus, Windows 7. Olá, Linux. Qual é a melhor opção para o salto?

Compartilhe

O Windows 7 vai ficar sem suporte no final de 2019, e o novo Windows XP ainda é utilizado por muita gente. Já outros procuram por outras alternativas, e o Linux é uma das opções que ganham protagonismo.

Porém, a maioria dos usuários do Windows 7 vão acabar atualizando para o Windows 10, como caminho mais lógico (ou obrigatório, em alguns casos). Mas é importante lembrar a todos que existem outras alternativas, e que mais pessoas consideram caminhos diferentes.

 

 

Mas… qual é a melhor alternativa para mudar?

 

A resposta depende muito de quem pergunta.

A fama do Ubuntu ainda é muito boa, e mesmo não sendo a opção perfeita (porque a perfeição não existe… é o que dizem), ele cumpre com a missão de migração do Windows para o Linux com dignidade.

Existem várias alternativas de distribuições Linux que podem ocupar o lugar do Windows 7 sem maiores dificuldades. São opções modernas, com experiência de desktop mais ou menos similares, mas muito reconhecidas entre os usuários mais veteranos do sistema operacional do pinguim.

A distribuição que mais se parece com o Windows é a KDE Plasma, mas o Kubuntu seria a recomendação mais acertada para quem busca a similaridade de interface de usuário. Por outro lado, os usuários do Windows 7 não terão problema algum em usar o Linux Mint com o Cinnamon, o Zorin OS ou o Deepin.

Outras distribuições mais simples, como a Elementary OS ou o próprio Ubuntu podem funcionar muito bem para os novatos no Linux.

 

 

Então… o que é melhor? Ter o mais parecido, o mais simples ou o mais usado?

 

Em linhas gerais, o Linux Mint ou o Ubuntu (ou algumas de suas versões alternativas) são as recomendações mais mencionadas, mas é importante olhar para o hardware que você possui. E, mesmo assim, existem outras opções interessantes para substituir o Windows. E nem estou falando do Linux.

O Chrome OS é outra alternativa. O CloudReady é um Chrome OS apto para qualquer PC. Na verdade, é um Linux focado no Chrome, e basicamente permite o uso para navegação na web de forma leve, simples e prática.

No final das contas, estamos decepcionando aqueles que buscavam uma recomendação específica e exclusiva. Conforme você vai se aprofundando no mundo Linux, você vai conhecendo várias coisas que vão chamar a sua atenção. Porém, o mais importante é se a plataforma pode mesmo substituir o Windows de forma plena. E, na maioria dos casos, a resposta é SIM.

 

 

Vantagens do salto do Windows 7 para o Linux no PC

 

– O software escolhido suporta o hardware que você tem, deixando o PC melhor em mais rápido.

– O desempenho e a estabilidade estão a altura, e podem melhorar em relação ao que oferece o Windows.

– Que conta com um potente ecossistema de aplicativos onde encontramos uma alternativa factível que aqueles que ainda utilizam o Windows 7, inclusive podendo utilizar o mesmo em muitos casos.

– Que você pode jogar muitos jogos com garantias.

– Quase qualquer distribuição que você instalar é tão ou mais segura que o Windows, e muito mais respeitosa com a sua privacidade.

 

Com exceção daqueles que contam com necessidades específicas, o Linux é uma alternativa válida ao Windows 7, e é isso o que realmente importa. Recomendo a troca e o seu uso sem moderação.


Compartilhe