TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Adeus, Office 365. Olá, Microsoft 365 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Adeus, Office 365. Olá, Microsoft 365

Adeus, Office 365. Olá, Microsoft 365

Compartilhe

Mas já não havia mudado antes?

Então… a Microsoft anunciou que a marca Office, que nos acompanhou durante 32 anos, morreu de vez. O Office 365 agora se chama Microsoft 365, e eu mesmo já estava considerando a mudança como efetiva aqui no blog faz tempo.

De qualquer forma, a Microsoft tornou a mudança de nome como definitiva e, em função disso, outras mudanças virão. Nos próximos meses, tudo vai passar a se chamar Microsoft 365, e um novo ícone de aplicativos, um design renovado e novas características vão desembarcar no pacote de escritório mais popular do mercado.

Neste artigo, vamos ver o que vai mudar com a chegada em definitivo do Microsoft 365, além de mostrar o que vai mudar de forma efetiva em nossas vidas no uso do pacote de escritório em nossos dispositivos.

 

Mudança não apenas no nome que vem com algumas novidades

É sempre importante lembrar para os mais distraídos.

O Microsoft 365 vai aglutinar todos os aplicativos de produtividade da gigante de Redmond sob assinatura paga ou gratuita. Ou seja, a plataforma vai permitir o uso dos softwares de escritório Word, Excel, PowerPoint e outros a partir de um único lugar e dentro de um único ecossistema.

O aplicativo oficial do Office será retirado em breve das respectivas lojas de aplicativos para smartphones (iOS, Android) como para computadores, e será efetivamente substituído pelo Microsoft 365 de forma definitiva.

O novo serviço vai funcionar com todas as assinaturas ativas de versões prévias do pacote de escritório da Microsoft (Office 365, Office 2019 e Office 2016), além da já mencionada versão gratuita do pacote, que pode ser acessado pela internet a partir de um navegador web compatível com o serviço.

A mudança de nome para Microsoft 365 não representa uma mudança nas contas dos usuários, assinaturas ou arquivos existentes. Ou seja, você só muda mesmo o nome da plataforma em si, pelo menos neste primeiro momento. Mesmo porque não estamos diante do HBO Max (entendedores entenderão).

O domínio Office.com deixa de existir em novembro de 2022, dando lugar à URL Microsoft365.com, e os aplicativos para dispositivos móveis e Windows serão atualizados de forma definitiva em janeiro de 2023. Até lá, tudo segue funcionando do jeito que estava, e permanece intacto, até que as mudanças se materializem.

Um novo ícone e uma reformulação no design dos aplicativos serão entregues com o novo nome, além de um renovado módulo de aplicativos para executar os softwares presentes no Microsoft 365. Além disso, um novo item chamado Meu Conteúdo vai permitir que o usuário encontre mais facilmente todos os documentos armazenados no computador ou no OneDrive, e um aplicativo para dispositivos móveis vai receber as etiquetas personalizadas de conteúdo já disponível nas versões web e para Windows.

 

Nem tudo muda na prática

Um tema importante neste ponto: a mudança para o nome Microsoft 365 não significa que os softwares mais importantes do pacote de escritório da Microsoft vão desaparecer. Nada acontece com softwares como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e outros softwares da empresa. Todos eles ficarão disponíveis para os ainda remanescentes usuários do Office 365, incluindo a possibilidade de compra dos pacotes Office 2021 e Office LTSC, que não vão mudar de nome neste momento.

Na prática, o Office não vai desaparecer por completo, e nem é essa a intenção real da Microsoft com essa mudança. Tudo o que a gigante de Redmond quer é reforçar a sua marca entre os usuários das diferentes plataformas, algo que é compreensível, já que a Apple fez a mesma coisa com os seus produtos e serviços, e aparentemente a estratégia funcionou muito bem.

No final das contas, estamos diante de um rebranding e, em um segundo plano, uma atualização de software menor para algumas das características estéticas e funcionais do pacote de escritório da Microsoft. Por outro lado, estamos diante do fim de um legado dentro do mundo da informática.

O Office esteve presente em nossas vidas nas últimas três décadas, e mesmo que essa seja apenas uma mudança de nome (e até de conceito, e isso é mais do que necessário), muitos de nós vamos nos lembrar com uma certa dose de saudades do nome do pacote de escritório mais popular da história.

Em resumo… adeus, Office 365. Olá, Microsoft 365.


Compartilhe