Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Gadgets e Acessórios | Adeus, Google Chromecast. E muito obrigado!

Adeus, Google Chromecast. E muito obrigado!

Compartilhe

Após 11 anos e mais de 100 milhões de dispositivos vendidos, o Google anunciou o fim da produção do Chromecast.

Com a chegada do Google TV Streamer, novo set-top box que contará com os mesmos recursos para transmissão de TV via internet e conteúdos on demand via streaming, o dongle será oficialmente descontinuado.

A partir de agora, o dispositivo estará disponível apenas enquanto durarem os estoques. Depois disso, é adeus de uma vez por todas para o dispositivo para ver TV online de baixo custo.

E desde já, eu digo: compre o seu Google Chromecast enquanto ainda é possível.

 

A evolução do Chromecast

O mercado de dispositivos de streaming evoluiu de forma considerável desde o lançamento do Chromecast, que inicialmente solucionava problemas de conectividade entre TV e dispositivos móveis.

Antes, você vinculava o seu smartphone com o Chromecast para a transmissão de conteúdos em áudio e vídeo, desde que os dois dispositivos estivessem na mesma rede.

A solução era bem interessante, mas o processo de vínculo do telefone, tablet, ou computador com o Chromecast não era considerado o mais prático por parte dos usuários mais leigos.

Hoje, TVs inteligentes e dispositivos com tecnologia integrada de streaming são comuns, mudando o cenário do entretenimento digital e a necessidade do Chromecast como elemento de espelhamento dos conteúdos a partir do smartphone.

O Chromecast foi lançado como uma solução simples e acessível para transmitir conteúdo online na TV, com um formato compacto que o tornava fácil de usar e esconder atrás da TV (ou na sua lateral, como foi o caso da primeira versão do dispositivo).

Sua acessibilidade e simplicidade o tornaram popular, sendo um dos presentes tecnológicos mais vendidos ao longo desses últimos 10 anos.

Com o tempo, a tecnologia Google Cast foi incorporada em milhões de dispositivos, incluindo TVs com Android TV e outras marcas como LG.

Atualmente, existem mais de 220 milhões de dispositivos Android TV no mundo, com suporte a milhares de aplicativos que facilitam a transmissão de conteúdo.

 

Lançamento do Google TV Streamer

O Google apresentou oficialmente o Google TV Streamer, um dispositivo premium criado para atender às novas demandas de entretenimento e necessidades de casas inteligentes.

O Google TV Streamer oferece uma plataforma mais robusta, não apenas para streaming, mas também como um hub central para dispositivos de casa inteligente.

Além disso, as funcionalidades de Inteligência Artificial integrada tornam esse dispositivo perfeito para quem deseja uma experiência de uso ainda mais eficiente na hora de realizar tarefas ou localizar conteúdos a partir das buscas na internet.

Sem falar que a plataforma vai poder aprender sempre com o comportamento do usuário, representando um passo além para o consumo de conteúdo online e entretenimento.

Os únicos “problemas” do Google TV Streamer (pelo menos neste primeiro momento – e pode ser que algo mude no futuro) são o preço mais elevado que o Chromecast, e a possível indisponibilidade imediata do produto no mercado brasileiro.

O Google Brasil entende que a sua loja online só serve para vender o Google Nest, o que faz com que o consumidor brasileiro dependa das eventuais importações.

E como o seu preço sugerido lá fora passa da casa dos US$ 100, dá para imaginar que vamos pagar caro por ele por aqui.

 

O legado do Chromecast

O Google TV Streamer não existiria sem o legado deixado pelo Chromecast, que pavimentou o caminho para a evolução dos dispositivos de streaming.

O Chromecast é um dos produtos mais duradouros e bem-sucedidos da história do Google, e para muitos usuários representou a porta de entrada para o consumo de entretenimento por streaming.

Se muitas TVs de hoje podem ser chamadas de “inteligentes”, é por causa do Chromecast. Por isso, ele será lembrado por muito tempo.

 

Via Google


Compartilhe