Eu conheço algumas pessoas que passaram por problemas semelhantes… e ver que o mesmo acontece lá fora é a parte mais surpreendente da notícia.
Um usuário do Reddit só estava cuidando da própria vida, tentando montar um PC por conta própria. E ter problemas no processo de montagem é algo até comum, pois nada nessa vida é perfeito, e contratempos acontecem.
Agora… quando o contratempo é criado DE FÁBRICA pelo PRÓPRIO FABRICANTE do componente… é claro que vira reclamação no Reddit.
O problema
Quando o usuário pega a placa-mãe, uma ASRock X670E PG Lightning, para iniciar a montagem do PC, ele encontra o adesivo com as instruções para a instalação dos módulos de RAM COLADO DIRETAMENTE nos slots.
Estamos falando de uma placa que possui suporte para RAM DDR5 e que custa US$ 250. Uma placa cara em qualquer lugar do planeta, inclusive nos EUA.
Quando o cidadão removeu o adesivo, um resíduo pegajoso permaneceu nos slots, impossibilitando a correta instalação dos módulos de RAM e comprometendo o funcionamento da placa.
Resultado: meses de economia e planejamento para comprar o equipamento foram por água abaixo. Ou melhor, cola adentro (dos slots da placa).
O incidente foi compartilhado no subreddit PCMasterRace e rapidamente se tornou viral, gerando milhares de reações, com a grande maioria sendo críticas direcionadas à ASRock, fabricante da placa-mãe.
A comunidade online ficou indignada com a decisão de alguém (ou da própria empresa) em colocar o adesivo dessa forma na placa.
E essa é uma das decisões mais estúpidas que eu já vi em toda a minha vida.
E a pior parte: não é a primeira vez que isso acontece.
Uma prática comum na ASRock
Muitos usuários destacaram no subreddit que é uma prática comum que fabricantes de hardware incluam instruções detalhadas sobre a montagem, seja por meio de adesivos ou impressões diretamente na placa.
São informações como a aplicação da pasta térmica e a inserção correta da CPU, visando auxiliar os usuários na montagem correta do PC.
Até aqui, tudo certo.
O problema é que, no caso da ASRock, a escolha do material do adesivo e sua localização são, obviamente, as piores possíveis, por causa do resíduo que afeta diretamente o bom funcionamento do hardware.
Outros fabricantes não tomam uma decisão estúpida como essa, pois usam adesivos facilmente removíveis.
Os usuários especularam sobre os possíveis motivos por trás dessa falha da ASRock, como um erro de produção ou escolha deliberada de um funcionário que estava de mal com a vida.
Ou até mesmo o uso de materiais inadequados para essa finalidade.
Sem respostas oficiais da ASRock, alguns usuários tentaram ajudar o pobre coitado, sugerindo métodos caseiros para a limpeza dos slots de RAM, como o uso de grampos especializados ou solventes.
A maioria dentro do subreddit não recomendou tais práticas, pois existe o alto risco de os danos serem permanentes para a placa-mãe, o que invalidaria a garantia do produto.
Em consenso, foi recomendado que o usuário vítima dessa burrice entrasse em contato diretamente com a ASRock para relatar o problema e buscar uma solução por meio da garantia.
É obrigação da ASRock minimizar os prejuízos e substituir a placa-mãe danificada… pela própria ASRock.