Acigames será oficialmente lançada no dia 29 de janeiro, no Dia do Jogo Justo | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Acigames será oficialmente lançada no dia 29 de janeiro, no Dia do Jogo Justo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Acigames será oficialmente lançada no dia 29 de janeiro, no Dia do Jogo Justo

Acigames será oficialmente lançada no dia 29 de janeiro, no Dia do Jogo Justo

Compartilhe

No mundo todo, os videogames representam o maior mercado de entretenimento, superando a indústria da música e do cinema juntos. No Brasil, a alta carga tributária – que chega a 80% – mantém os preços de consoles e jogos extremamente altos para a realidade de boa parte dos consumidores, limitando o crescimento do mercado. Diante deste cenário, produtores, distribuidores e revendedores de produtos de entretenimento se uniram no projeto Jogo Justo para lutar por um mercado de games com menos impostos.

O movimento, idealizado pelo administrador de empresa e colecionador de jogos Moacyr Alves Jr., foi iniciado há dois anos e deu origem à Acigames – Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Videogames, que será lançada no dia 29 de janeiro, juntamente com o Dia do Jogo Justo, que prevê a realização de atividades em diversos pontos do país, inclusive no varejo, com a venda de jogos por preços mais “justos”.

O objetivo do Dia do Jogo Justo é chamar a atenção sobre o quanto o mercado de jogos perde por conta dos altos impostos e seu potencial no país. “O Brasil é um grande consumidor ‘informal’ de games. Imagine se pudéssemos colocar todos esses jogadores na formalidade. Com certeza o país se tornaria mais atrativo para as empresas do setor,” diz Alves Jr.

Atrações do Dia do Jogo Justo – Para o dia 29 de janeiro, estão confirmados eventos em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília, com uma programação variada, incluindo palestras, debates e exposições focando todos os aspectos da indústria, comércio e cultura dos videogames. Além disso, as lojas da rede UZ Games e o Walmart Online estarão vendendo jogos por preços equivalentes aos que poderiam ser praticados normalmente com uma carga tributária justa – em torno de 15%, contra os 80% de impostos aplicados hoje.

No Dia do Jogo Justo (sábado, 29) será oficialmente lançada a Acigames, associação criada no final de setembro do ano passado com a finalidade de representar e regulamentar a indústria e comércio dos jogos eletrônicos, e incentivar culturalmente a área dos games no Brasil. O presidente da associação é Moacyr Alves Jr, idealizador do projeto Jogo Justo, e o vice-presidente é Marcos Khalil, empresário e CEO da rede de lojas UZ Games.

 “A redução dos impostos pode alavancar as vendas de jogos, a exemplo do que aconteceu com o México, onde o mercado de games cresceu oito vezes depois da diminuição da carga tributária”, afirma Khalil, um dos apoiadores da iniciativa desde o primeiro momento, e que como forma de incentivo à causa exibe o logo da campanha nos jogos vendidos nas lojas UZ Games. Segundo ele, o chamado mercado cinza (distribuição e venda de produtos via canais não autorizados pelo produtor) e a pirataria seriam problemas muito menores caso o Brasil tivesse um mercado forte.

Dia do Jogo Justo terá atrações em várias capitais

O principal evento programado para o dia 29 de janeiro será realizado em São Paulo, na Faculdade Impacta, com a presença de Moacyr Alves Jr., que fará a apresentação do projeto e da Acigames, e de políticos como os deputados federais Luiz Carlos Busato e Willian Hoo, o vereador Galdino dos Santos, e o advogado tributarista Marcos Chien. Na agenda, palestras sobre tributos eletrônicos, jogos na educação, Concept Art para jogos digitais, entre outras. A Autodesk trará dois palestrantes internacionais: Warren Currell, diretor de desenvolvimento de vendas do grupo de tecnologia de games e gerente de produto Kinetix da companhia, que é especialista em questões fiscais em video jogos, e Miguel Rodrigues, gerente de vendas para a América Latina da Autodesk Media and Entertainment.

Outras atividades estão programadas em diversos pontos do país:

·         Porto Alegre (RS), Faculdades Unisinos – Oficinas de criação de games.

·         Belo Horizonte (MG), PUC Minas – Apresentação da cultura de jogos e demonstrações de games.

·         Recife (PE), Salvador (BA) e Brasilia (DF), Escola Saga – 1 dia de treinamento em uma das áreas da escola Saga.

·         Natal (RN) – Dia do Jogo Justo pelo embaixador Thiago de Souza Barreto, com promoções em lojas de games e palestras.

·         Fortaleza (CE)

 

Mais informações sobre a programação do Dia do Jogo Justo e do movimento estão em: www.jogojusto.com.br  

 

Sobre a Acigames – Fundada em 2010, a Acigames (Associação Comercial e Industrial das Empresas de Jogos Eletrônicos de uso doméstico do Brasil) visa representar e regulamentar a indústria e comércio dos jogos eletrônicos, e incentivar culturalmente a área dos games no Brasil. Para saber mais, visite o site www.acigames.org.br.

via assessoria de imprensa


Compartilhe