TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
A Wikipédia é confiável? De acordo com o seu co-fundador, NÃO! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | A Wikipédia é confiável? De acordo com o seu co-fundador, NÃO!

A Wikipédia é confiável? De acordo com o seu co-fundador, NÃO!

Compartilhe

A Wikipédia, tal e como qualquer local de informação colaborativa, não conta com a verdade absoluta sobre os dados que menciona. Sua filosofia reside no fato que qualquer pessoa com os conhecimentos suficientes podem adicionar a sua porção da informação em um determinado artigo.

Pois bem, agora é Larry Sanger, co-fundador da Wikipedia, que aforma que as informações do portal “não são confiáveis”, e que ele “fracassou como projeto”.

 

 

A política de neutralidade do Wikipédia fracassou

 

Depois das declarações de Larry Sanger em uma conferência realizada na Áustria, o criador do portal de informação mais importante do mundo afirmou, com todas as letras:

“O principal obstáculo que encontramos na Wikipédia foi o de manter à margem a todos os autores ruins para que eles não arruinassem o projeto para os usuários do portal. Infelizmente, não fomos capazes de encontrar uma solução para esse problema.”

Depois, Sanger sentenciou o seguinte:

“O problema em questão supostamente teria que ser solucionado através da política de neutralidade da rede, mas o Wikipédia decidiu colocar outras diretrizes há muito tempo, no momento em que os editores influentes escreviam artigos com um ponto de vista, descartando pontos de vista impopulares que não faziam justiça com a verdade, ou cujo foco era alternativo sobre o tema a ser tratado.”

O co-fundador da Wikipédia também afirmou que um dos problemas do portal tem a ver com as fontes adicionadas nos diferentes artigos da plataforma.

De acordo com Sanger, “não existe um consenso sobre qual fonte pode ser considerada confiável”, e a aprovação de um determinado artigo depende do senso ideológico do administrador em questão.

Some isso ao auge das Fake news em várias das mídias mais importantes do mundo, no qual estão presentes com múltiplos artigos se passando como fontes principais. Lembrando que nos últimos meses, o Wikipédia se viu envolvido em várias polêmicas sobre artigos com fontes baseadas em Fake News.

De qualquer forma, o criador do portal afirmou que “a Wikipédia não é um lugar confiável”, e como projeto de informação colaborativa, ele simplesmente fracassou.

 

Via El Mundo


Compartilhe