Hoje, as gerações mais novas conhecem melhor youtubers e streamers do Twitch do que astros de Hollywood. Mas o sonho de fama fácil nessas plataformas não é fácil. Basta ouvir os streamers com audiência zero.

É fácil admirar youtubers com milhões de seguidores, ou streamers que jogam para milhares de pessoas que até doam dinheiro para eles continuarem a jogar. Mas tal e como acontece com os 99.99999% dos jogadores de futebol que não se chamam Cristiano Ronaldo, as chances de qualquer pessoa atingir um status como esse são muito pequenas, por mais que queiram.

Mesmo com esforço por meses, tem muitos streamers que não contam com espectadores no canal. O processo fica mais complicado com a facilidade que hoje qualquer pessoa possui para transmitir as partidas que joga no console ou PC.

O sucesso no streaming é resultado de uma série de fatores, a começar (talvez) pela própria personalidade do usuário, a sua originalidade e, principalmente, muito trabalho e dedicação. É fácil pensar que o streamer só passa o tempo jogando, mas nos esquecemos que, para isso, ele abre mão de muitas outras coisas, colocando o seu canal (e seus espectadores) como prioridade.

Moral da história: o sucesso está ao alcance de qualquer pessoa, mas não espere um caminho fácil pela frente.