O programa das Nações Unidas que oferece assistência humanitária e desenvolvimento em países do terceiro mundo lançou a The Hope Page, que aceita doações ‘emprestando’ o PC do usuário para minerar criptomoedas.

A página usa uma versão opt-in da Coinhive, onde o usuário tem a opção de minerar o Monero, que será revertido automaticamente para a organização responsável pelo site.

O The Hope Page usa o processador do seu computador para resolver os algoritmos de mineração de criptomoedas. Você pode escolher a porcentagem de processamento que será doada, entre 20% e 80%.

Vale lembrar que a Coinhive teve problemas com esse sistema em mais de 50 mil sites, que utilizaram o processador dos seus visitantes sem o seu consentimento.

Mas agora que a UNICEF integrou o sistema para uma causa humanitária, isso deve limpar a imagem da Coinhive. O site da UNICEF explica como a mineração funciona, e garante que é algo 100% seguro para o computador do usuário.

Não é a primeira vez que a UNICEF usa desse modelo para colher fundos. Em fevereiro, ela lançou a Chaingers.io para angariar fundos para ajudar crianças sírias, utilizando o poder computacional de alguns gamers para minerar Ethereum.

O projeto angariou cerca de 1.000 euros até agora, ofertados por 11.013 colaboradores. É muito pouco, mas já serve para testar o sistema.