Mais uma polêmica envolvendo o Marques Brownlee, também conhecido como MKBHD, que é considerado o maior youtuber de tecnologia do planeta.
O criador de conteúdo está lidando neste momento com uma enxurrada de críticas após o lançamento de seu vídeo “How My Video Gear is Changing!”, que foi patrocinado pela DJI. A audiência esperava uma revisão independente do produto, mas recebeu um segmento considerado por muitos como um anúncio disfarçado.
Algo que se tornou completamente normal no mundo da tecnologia, e não seria absolutamente nada chamativo ou imoral, se não fosse um motivo: o fato de Marques Brownlee não indicar de forma clara que aquele vídeo era para PROMOVER UM PRODUTO, e não para AVALIAR O PRODUTO.
A indignação nos comentários
Os comentários no vídeo mostram o quanto a audiência de Marques Brownlee está decepcionada com o vídeo.
Um exemplo dos mais chamativos é um comentário com mais de 12.000 curtidas que afirma: “Isso não pode mais ser considerado um vídeo patrocinado. É literalmente apenas um anúncio de dez minutos”.
Sem falar que alguns membros da audiência identificaram que o conteúdo exibido no vídeo poderia ser considerado “não recomendado”, com cenas que podem resultar em um péssimo exemplo por parte do criador de conteúdo e influenciador.
Brownlee incluiu no vídeo uma filmagem onde dirige um carro esportivo a mais de 95 milhas por hora em uma zona de 35 milhas por hora, passando por um sinal que alertava os motoristas a reduzirem a velocidade devido à presença de crianças.
Brownlee tenta corrigir o erro
Diante de tantas críticas negativas apontando para os problemas do conteúdo, Brownlee editou o vídeo, removendo a cena de alta velocidade e publicando um comentário fixado onde se justificava: “Ouvi o feedback de todos sobre os vídeos patrocinados e cortei o trecho em que aparecia o ato de direção considerado desnecessário’”.
Brownlee também recorreu à plataforma X para fazer um ‘mea culpa’ formal, admitindo que a cena era “absolutamente indesculpável e perigosa”.
Essa foi a segunda grande polêmica envolvendo o influenciador em um período de cerca de dois meses. No mês passado, ele foi algo de críticas por lançar um aplicativo de papel de parede que era absurdamente caro.
MKBHD corrigiu o aplicativo, dando ênfase para as reclamações com maior número de avaliações e feedbacks de outros usuários.
O Marques Brownlee é um dos youtubers mais confiáveis, entregando sempre um conteúdo diferenciado e de qualidade.
Porém, as polêmicas ao redor dele começam a arranhar essa boa imagem que ele construiu na internet ao longo de mais de uma década.