TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A que distância perdem conexão os fones Bluetooth em relação ao smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | A que distância perdem conexão os fones Bluetooth em relação ao smartphone

A que distância perdem conexão os fones Bluetooth em relação ao smartphone

Compartilhe

Hoje, estamos mais que acostumados a utilizar fones de ouvido sem fio Bluetooth. Até eu, que não tinha muitas crenças com esse tipo de acessório no começo, acabei me rendendo ao perceber que esse tipo de produto alcançou um ponto de maturidade mais que aceitável.

Porém, ainda pairam algumas dúvidas sobre o uso dos fones no padrão TWS por parte dos usuários menos experientes. E é importante que essas dúvidas sejam dissipadas com o passar do tempo.

Uma das questões mais levantadas por aqueles que querem começar no mundo dos fones Bluetooth é a distância máxima permitida para que esses acessórios possam trabalhar sem maiores problemas com os dispositivos aos quais eles estão conectados. E é sobre isso o que vamos falar neste post.

 

 

 

A distância determina a qualidade

Várias questões afetam o bom funcionamento dos fones Bluetooth, e algumas delas estão diretamente relacionadas com os obstáculos que o acessório precisa enfrentar. Por exemplo, a distância entre os dispositivos, muros e paredes disponíveis em uma residência ou escritório, eletrodomésticos presentes no mesmo ambiente e outros elementos que podem interferir na qualidade final do áudio em reprodução.

Apesar de tudo isso, a tecnologia Bluetooth evoluiu bastante, apresentando um ponto de maturidade mais que interessante para um ótimo desempenho de reprodução de áudio. Mesmo sendo menos confiável que a conectividade WiFi, ainda é mais barato e viável para a maioria dos usuários e dispositivos.

De qualquer forma, a distância entre os fones de ouvido sem fio e a fonte de áudio utilizada para a reprodução musical pode determinar de forma direta a capacidade operacional para os acessórios.

Existe o entendimento comum que o Bluetooth só pode funcionar em distâncias curtas, algo que a própria evolução dessa tecnologia derrubou e tornou o conceito como algo errado. Tudo depende da potência dessa conexão em função dos obstáculos que estão ao redor, considerando também a estrutura física dos fones, do smartphone e das paredes de sua casa ou escritório.

Sem falar que os fones de ouvido Bluetooth estão separados em classes, que determinam a potência da conectividade sem fio. E é isso o que vamos ver a partir de agora.

 

 

 

A distância ideal para o bom funcionamento dos fones Bluetooth

O alcance dos fones Bluetooth depende diretamente da classe ou categoria ao qual o acessório pertence. Existem três categorias com três alcances padrão previstos.

São eles:

  • Dispositivos de classe 1 transmitem a 100mW, com um alcance de 100 metros.
  • Dispositivos de classe 2 transmitem a 2,5 mW, com um alcance de 10 metros.
  • Dispositivos de classe 3 transmitem a 1 mW, com alcance inferior a 10 metros.

A maioria dos fones de ouvido Bluetooth no padrão TWS (sejam eles intra-articulares ou de haste sobre a cabeça) são no padrão classe 2, e foi isso que fez com que o senso comum determinasse que os fones sem fio contassem com um alcance máximo de 10 metros em relação ao nosso smartphone (ou a fonte de áudio compatível).

Porém (existe um grande porém) …

Você precisa levar em consideração que esses são os alcances previstos pelos fabricantes dos acessórios. E isso pode variar de forma drástica por conta dos obstáculos existentes entre os dispositivos, principalmente no caso das paredes que podem atenuar o sinal entre os gadgets.

Ou seja, o alcance máximo dos fones de ouvido TWS Bluetooth e o smartphone é diretamente afetado pela potência de transmissão, a sensibilidade do receptor e os obstáculos próximos ao dispositivo. Logo, os 10 metros máximos são teóricos. Na prática (tal e como acontece com várias coisas nessa vida), esse número pode variar bastante.


Compartilhe