OAAXLEA? DARKLER? ORAHLEA? DAAHLER? ORAXLER? ORAHLER? DRAXLER?

A fonte tipográfica utilizada pela Adidas para os uniformes das seleções que a empresa é responsável pelo material esportivo na Copa do Mundo FIFA 2018 é simplesmente confusa e, por conta disso, inapropriada para sua função.

Muita gente comentou esse detalhe nas redes sociais, e vale frisar que essa tipografia foi criada sob medida pela Adidas, e é inspirada no alfabeto cirílico nos cantos, que podem ser retou ou curvos (dentro dos pixelados), com pequenas diferenças entre umas letras e outras.

Nos números pixelados, tudo fica perfeito, com um toque retrô que está muito em moda nesse momento. Mas no caso das letras…

Vira uma confusão entre A e R, X, H e K… Sem falar que em nomes com caracteres internacionais ficam automaticamente prejudicados. Porém… o pior de todos está no nome Odriozola, que poderia muito bem ser escrito assim: DDRIO2OLR.

Para quem quer tentar a sorte com a fonte da Adidas, pode escolher a Adidas World Cup 2018 Font no FreeFootballFont.

 

 

A outra fonte que merece ser condenada é a Dusha, fonte oficial para o design gráfico da FIFA para a Copa do Mundo 2018, e pode ser encontrada em Dusha 2018 FIFA World Cup Russia Font.