Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A primeira coisa que você deve fazer para recuperar o smartphone perdido é…

A primeira coisa que você deve fazer para recuperar o smartphone perdido é…

Compartilhe

Volto para esse tema, pois infelizmente tal incidente pode acontecer com qualquer pessoa, incluindo os usuários mais cuidadosos.

Ter o smartphone perdido ou roubado é algo muito desagradável. As dores de cabeça que tal incidente pode gerar são enormes, pois o usuário precisa tomar várias providências para recolocar a vida em ordem, incluindo a proteção de seus documentos, contas bancárias e cartões de crédito.

Mas sempre é melhor prevenir do que remediar, e existe um procedimento que você pode tomar para minimizar o estrago em caso de roubo ou perda do smartphone: ativar o recurso de localização do dispositivo.

Neste artigo, reforço a importância do uso dessa importante ferramenta que está disponível tanto para o Android como para o iOS.

 

Disponível nas principais plataformas

No iOS, essa funcionalidade responde pelo nome Find My, ou Encontrar Meu iPhone em português. Já no Android, o recurso se chama Encontrar Meu Dispositivo.

Nos dois casos, temos aqui a principal ferramenta para rastrear o seu telefone, determinando a localização atual do dispositivo em um mapa.

É fundamental que você habilite o recurso logo nos primeiros momentos de ativação do smartphone. Caso contrário, não é possível localizar o telefone de forma remota.

Se você foi prudente e fez isso no seu dispositivo, basta iniciar sessão na conta correspondente ao telefone atual em outro dispositivo, seja ele um computador, smartphone ou tablet.

Através das plataformas dedicadas, você pode localizar o telefone perdido ou roubado, e tomar as providências necessárias para recuperar o dispositivo. Lembrando sempre que é preciso manter a calma para não tomar nenhuma atitude precipitada ou intempestiva nessa tentativa de recuperação do smartphone.

E independentemente de qualquer solução a ser adotada, tão logo você constatar que o seu telefone desapareceu, entre em contato com a operadora de telefonia móvel para bloquear a linha, pois dessa forma você evita o uso não autorizado do serviço.

Feito isso, vale a pena adotar as medidas complementares a seguir.

 

Não perca tempo

Procure reagir rápido ao desaparecimento do telefone, iniciando o procedimento de localização do dispositivo no menor tempo possível.

Quanto mais rápido você iniciar essa busca pela localização, maiores são as chances de encontrar o telefone perdido.

 

Use outro telefone para ligar para o smartphone perdido

Se você acredita que o telefone ainda está no mesmo local onde você se encontra, peça para que outra pessoa realize um telefonema para você mesmo.

Eu sei que você vai ficar frustrado se deixou os toques do telefone no silencioso ou em modo de vibração. Mas quem sabe você não percebe a presença do dispositivo mesmo assim.

Para quem deixou um toque telefônico ativo, pode encontrar o dispositivo perdido simplesmente ouvindo a campainha.

Ah, sim… claro… essa dica não funciona para quem deixou o smartphone em modo avião, obviamente.

 

Use o aplicativo de localização de dispositivos

Como eu disse no começo do artigo, utilizar o aplicativo para a localização de smartphones desaparecidos é algo fundamental e quase óbvio para quem está nessa situação.

O iOS tem o recurso Find My integrado no iOS. Já o Encontrar Meu Dispositivo do Android precisa ser instalado no telefone ou tablet responsável por fazer a busca pelo smartphone a ser encontrado.

Lembrando mais uma vez que esse recurso só vai funcionar se você ativou antes o serviço de geolocalização no telefone desaparecido.

 

Revise os locais onde você esteve

Pode parecer uma medida desesperada, mas pode valer a pena tentar.

Volte aos locais onde você esteve pela última vez com o smartphone, revisando seus passos com cuidado. Vale a pena também perguntar para estabelecimentos da região para verificar se alguma alma caridosa encontrou o telefone e deixou no local para que o dono (no caso, você) pudesse resgatá-lo.

E o mais importante: mantenha a calma o tempo todo, e procure não perder o controle da situação.


Compartilhe