A previsão do tempo do seu celular não funciona: como resolver?

Compartilhe

Para sair para pedalar ou caminhar, normalmente uso o Google para consultar a previsão do tempo. Entendo que essa ferramenta atende as minhas necessidades, mostrando a temperatura, a velocidade do vento e outros aspectos que acabam sendo pertinentes para tomar a decisão de sair ou não de casa.

Mas isso vale para mim. Outras pessoas preferem a praticidade do widget de previsão de tempo, que vários modelos de smartphones Android (e agora o iOS) possuem. O problema é quando esse item começa a apresentar problemas, não exibindo as informações de forma correta.

Nesse post, vamos mostrar como você pode resolver o problema das informações incorretas do widget da previsão de tempo, fazendo com que esse item funcione do jeito que você precisa.

 

 

 

Por que isso acontece?

 

 

Na grande maioria dos casos, o widget de previsão do tempo não exibe de forma correta as informações por conta de um problema no recurso de localização do usuário. Você pode resolver isso com o procedimento abaixo:

1) Entre em Configurações.
2) Depois vá para o item Aplicativos.
3) Pesquise por “Tempo” ou “Clima” na barra de pesquisa de apps, e selecione esse item.
4) Então teremos que entrar na seção Permissões.
5) Por fim, sempre conceda a permissão de localização.

 

O problema dos ajustes de localização aparece de forma mais frequente principalmente nos smartphones novos, onde as primeiras configurações precisam ser feitas para entregar uma melhor experiência de uso. E não apenas para exibir a previsão do tempo de forma correta e de acordo com a sua região, já que outras informações que você recebe no dispositivo também são baseadas na sua localização.

Outros fatores também podem interferir na má exibição das informações do widget de previsão do tempo, como arquivos temporários corrompidos e até a conexão com a internet. Porém, tais anormalidades são facilmente identificadas, pois afetam outros aspectos do dispositivo. E, por conta disso, você certamente vai usar outros procedimentos para resolver este problema.

 

 

 

E nos smartphones da Xiaomi? Por que isso acontece?

 

Não quero dizer que apenas os dispositivos da Xiaomi passam por esse tipo de problema. Estamos pegando um dos fabricantes mais populares para usar como exemplo para explicar que, em alguns casos, a culpa não está por uma má configuração do recurso de localização do dispositivo, mas sim da interface customizada, que pode restringir alguns recursos em alguns cenários.

Softwares customizados como a MIUI podem restringir recursos quando, por exemplo, o nível de bateria está mais baixo, justamente para evitar um consumo ainda maior. Para isso, o uso de determinadas funcionalidades é automaticamente bloqueado, o que acaba afetando em recursos como o widget de previsão do tempo.

No caso dos smartphones da Xiaomi, as restrições acontecem nos dados móveis, onde o sistema impede que o aplicativo atualize o widget de clima quando não estamos utilizando uma conexão WiFi, o que invariavelmente leva aos erros nesse item.

Para resolver esse problema, vá em Configurações MIUI > Aplicativos > Tempo > Restringir o uso de dados, e desligue o item para você não ficar sem as informações meteorológicas no widget. E para cada fabricante de dispositivos Android, vale a pena verificar como cada interface de usuário permite os ajustes dessas configurações.


Compartilhe