Um desencontro de informações generalizado.

Desde o anúncio da One UI, muitos veículos estão batendo cabeça sobre a informação da atualização (ou não) dos modelos Samsung Galaxy S8 e Note 8 para essa nova interface de usuário. E, mesmo com as informações chegando através de sites confiáveis, outras fontes garantem que os dois modelos, que contam com apenas um ano e meio de vida (no máximo) podem não receber o novo software.

O limbo incomoda os proprietários desses modelos, que ainda são considerados top de linha e com especificações de sobra para receber uma interface de usuário que é ainda mais leve que a Samsung Experience.

O único motivo para a Samsung não atualizar o Galaxy S8 e Note 8 para a One UI é aquele que já comentamos no blog por diversas oportunidades: obsolescência programada. Ou seja, deixar os modelos antigos desatualizados de propósito para que o consumidor acabe comprando os modelos mais novos. É uma das formas do mercado como um todo girar.

Pode não ser exatamente esse o motivo, mas não deixa de ter lógica.

 

 

Primeiro, a concorrência está cada vez mais forte, e a Samsung precisa vender. E isso é um fato. Ponto.

Depois, a ‘confirmação’ de atualização chegou horas depois do Tom’s Guide ter informado que os smartphones não seriam atualizados com a One UI. Quem sabe a Samsung estaria testando a reação do público diante das notícias pouco positivas.

Nem precisa dizer que os usuários começaram a reclamar sobre essa possibilidade. Porém, horas depois, o leaker Ice Universe informa que os smartphones mencionados vão receber a One UI.

No final das contas, a Samsung confirmou para o Android Central (de novo: da mesma forma que confirmou para o Tom’s Guide que não teria) que o Galaxy S8 e Galaxy Note 8 vão sim receber a One UI.

E é mais lógico pensar que os dois modelos vão sim receber a nova interface de usuário. Caso contrário, teremos um êxodo considerável de usuários, e não é nem para a Apple. Seria basicamente para a já citada concorrência asiática.

Por outro lado, uma coisa é certa: não espere que o Galaxy S8 e Galaxy Note 8 recebam a One UI antes do lançamento do Samsung Galaxy S10, algo que deve acontecer em fevereiro de 2019.

 

 

De qualquer forma, uma atitude desnecessária por parte da Samsung. Deveria ser meio óbvio que dispositivos com apenas um ano e meio de mercado iriam receber o novo software, mas a empresa parece não pensar assim.

Passou da hora da Samsung melhorar a sua comunicação.

Fica a dica.

 

Via Android Central, Tom’s Guide