A Sony apresentou na CES 2019 duas novas TVs 8K, com resoluções de 85 e 98 polegadas, dentro da linha Z9G Master Series LCD. São telas que prometem ser impressionantes, transformando a sala de sua casa em um cinema em miniatura.

Isso é, se você tiver o dinheiro para pagar o quanto elas valem: a nova TV 8K de 85 polegadas da Sony pode custar aproximadamente US$ 15 mil!

Apesar do 4K ainda não ter se tornado um padrão popular, os fabricantes apostam cada vez mais no 8K, que promete melhorias espetaculares na qualidade final da imagem, maior nível de detalhes pelo maior número de pixels e melhorias na nitidez das cores.

Por outro lado, comprar uma TV 8K hoje é, em partes, se antecipar demais ao mercado, pois não temos nem uma programação de TV, videogames ou filmes com resolução tão alta para aproveitar esse nível de detalhes.

A Sony desenvolveu um sistema de processamento de vídeo para as suas TVs, que converte os vídeos em 4K para 8K, aproveitando assim da maior qualidade nos equipamentos.

 

 

As características essenciais das novas TVs 8K da Sony

 

 

As TVs 8K da série Z9G Master Series LCD da Sony contam com o software de processamento de vídeo Picture Processor X1 Ultimate, baseado em um algoritmo baseado para o 8K.

Esse algoritmo analisa os diferentes elementos de cada plano para oferecer um maior contraste e nível de detalhes na imagem final que vemos na TV, sendo uma inteligência artificial que tira maior proveito da resolução 8K.

A tela em si usa uma tecnologia LCD com módulos LED para reforçar o brilho da tela quando necessário. As TVs contam com conexões HDMI 2.1 com capacidade de 48 Gbps, permitindo o uso sem problemas de conteúdos 8K até 60 fps e 4K até 120 fps.

Por fim, as novas TVs 8K da Sony de 85 e 98 polegadas oferecem uma melhoria importante na qualidade de som. O alto-falante não está integrado na tela, mas há quatro alto-falantes na parte frontal para melhorar a percepção dos efeitos de áudio.

 

 

Os alto-falantes se complementam com um microfone integrado que permite o controle do equipamento utilizando o Google Assistente, dispensando o uso de um controle remoto.

 

 

Via Sony