Surpresa mesmo seria se não adiasse.
A Marvel Studios confirmou de forma oficial que “Vingadores: Doomsday” teve sua estreia adiada de 1 de maio de 2026 para 18 de dezembro do mesmo ano, assim como “Vingadores: Guerras Secretas”, que saiu de 7 de maio de 2027 para 17 de dezembro de 2027.
Outros filmes do MCU sofreram alterações de estreias de datas.
E isso está acontecendo porque a Disney quer mesmo estabelecer a qualidade como prioridade em relação à quantidade, algo que seria impossível se as produções estreassem nas janelas previstas.
Quem tomou essa decisão merece um aumento de salário para ontem.
Um Natal mais feliz como parte da reorganização da casa
Estrear filmes no Natal mostra que a Marvel Studios aprendeu alguma coisa com o sucesso de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, que chegou aos cinemas em dezembro de 2021, e foi um estrondoso sucesso de bilheteria.
É o período que mais atrai o público familiar, com as férias escolares aumentando o público-alvo da produção. Além disso, a Marvel Studios evita a concorrência direta com outros blockbusters que estreiam no verão norte-americano.
Tudo isso acontece porque a Marvel Studios está reorganizando a sua casa, e outras datas de estreias foram alteradas.
O filme programado para estrear em 13 de fevereiro de 2026 simplesmente desapareceu, e outros dois projetos da Marvel agendados para novembro de 2026 e 2027 foram reclassificados como “filmes Disney sem título”.
Mas… se temos dois filmes dos Vingadores para dezembro de cada ano, é correto dizer que essas duas datas de novembro ou não são da Marvel Studios (e podem ser para lançamentos da Disney mesmo), ou serão evaporadas em breve.
De qualquer forma, é a Disney confirmando que vai trabalhar com menos lançamentos ao longo do ano, pois deseja que os filmes que alcancem as salas sejam impactantes nas narrativas e na bilheteria
O impacto para o MCU e para os cinemas
Com as mudanças nas estreias, a cronologia do Universo Cinematográfico da Marvel é alterado, com tramas que precisam ser ajustadas para manter uma coerência temporal.
Na prática, após “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” estreando em julho de 2025, teremos um hiato de um ano até “Homem-Aranha 4”, que tem estreia prevista para julho de 2026. E o filme estrelado por Tom Holland terá que ser reescrito para se adaptar ao fato de estrear ANTES de Doomsday.
E para a indústria, podemos ter uma reação em cadeia.
Outros estúdios terão que repensar seus cronogramas de lançamento, pois certamente vão evitar enfrentar dois dos filmes mais esperados da década na luta pela audiência.
Sem falar nas parcerias comerciais e campanhas de marketing já em desenvolvimento que serão afetadas, incluindo produtos licenciados e itens promocionais.
Por fim, as salas de cinema, que dependem desses blockbusters para alavancar suas bilheterias, terão que buscar outras produções para preencher o buraco de grandes estreias no meio de cada ano.
E eu apoio a decisão da Marvel Studios.
Chega de entregar qualquer coisa às pressas, com um CGI vagabundo e uma história que tenta chamar a audiência de trouxa.
Vamos deixar esse tempo para trás de uma vez por todas.