
Os usuários do Windows 11 que optam por navegadores alternativos ao Microsoft Edge enfrentam uma pressão crescente da Microsoft para mudar essa escolha. E isso é extremamente irritante.
A empresa tem intensificado suas tentativas de convencer os usuários a definir o Edge como navegador padrão, especialmente através de notificações persistentes que promovem as vantagens do Edge, como a sua suposta maior segurança e desempenho superior.
A insistência da Microsoft na escolha do Edge não é uma novidade. O problema agora é a frequência dessas mensagens e o quão intrusivas elas se tornaram, com banners e mensagens em pop-up localizadas nas versões de desenvolvimento das futuras atualizações do sistema operacional da Microsoft.
Tem como resolver isso?
As táticas de promoção da Microsoft

A Microsoft tem um histórico de táticas questionáveis para promover o Edge, e mais afasta os usuários do navegador web do que qualquer outra coisa.
O Windows 11 é alvo de críticas por dificultar a configuração de navegadores diferentes do Edge como padrão. Isso inclui a exibição de mensagens que desencorajam o download de navegadores como Chrome ou Firefox.
Em algumas atualizações, o Edge foi configurado para abrir automaticamente, importando dados de outros navegadores sem o consentimento do usuário.
A prática gerou críticas sobre a invasão da privacidade dos usuários e a perda de liberdade de escolha.
Quem tem um computador com Windows 11 sabe o quão difícil é ter um navegador padrão instalado que não seja o Edge, principalmente no caso do Firefox.
O Chome ainda tem a alternativa de configurar tudo de forma semiautomática, deixando apenas algumas opções para que o usuário configure manualmente.
Já o navegador da Mozilla enfrenta alguma restrição mais séria, que obriga o usuário a completar as suas configurações manualmente, item por item.
O processo de configuração não é complexo, mas cansativo. O que acaba desestimulando a grande maioria dos usuários em realizar as mudanças, independente do nível de conhecimento informático do indivíduo.
E no final, a Microsoft vence pelo cansaço, pois o usuário fica com o Edge, mas não porque quer. Simplesmente porque não quer passar pelo trabalho de mudar tudo.
As reações dos usuários

As táticas agressivas da Microsoft têm gerado um óbvio descontentamento entre os usuários, que manifestam nas redes sociais como se sentem irritados com essa insistência da empresa em promover o Edge, o que acaba ofuscando as melhorias reais que o navegador pode oferecer.
Apesar de testes comparativos mostrarem que o Edge é competitivo em termos de velocidade e funcionalidades avançadas, inclusive sendo melhor que o Chrome em áreas relevantes como modo de economia de energia e ferramentas integradas de edição de PDF, a promoção excessiva acaba alienando potenciais novos usuários.
Ninguém gosta de ser incomodado com a insistência de uma empresa sobre um produto ou serviço. E neste aspecto, a Microsoft flerta com algo muito errado.
A empresa de Redmond se vale da presença do seu sistema operacional no mercado para tentar empurrar goela abaixo um navegador que, por melhor que seja, deveria ter a sua popularidade construída pela livre escolha.
É quase uma versão 2.0 daquilo que a mesma Microsoft fazia no passado, quando colocou o Internet Explorer no Windows de forma tão intrínseca, que não era possível remover o navegador web do sistema operacional.
Isso fazia com o que o usuário fosse obrigado a ter algo que não queria, apenas e tão somente porque a Microsoft estabeleceu assim.
E bem sabemos o que aconteceu: o caso foi parar na justiça, a Microsoft perde, e se vê obrigada a oferecer outras alternativas de navegadores web logo na primeira ativação do Windows.
Tem como remover essas notificações?
Para aqueles que desejam evitar as interrupções causadas pelas notificações do Edge, existem métodos para desativá-las.
Uma das alternativas mais avançados envolve modificar o Registro do Windows, ajustando a chave DefaultBrowserSettingEnabled para 0.
No entanto, só recomendamos que você adote essa abordagem se você for um usuário avançado e com devido conhecimento no que está fazendo.
Alterar o Registro do Windows pode afetar o funcionamento do sistema se não for feito corretamente. É recomendável fazer um backup do registro antes de realizar qualquer alteração.
Essa é uma área sensível do sistema operacional. Por isso, não nos responsabilizamos se você alterar algo além do que será compartilhado a partir de agora.
E você está tentando solucionar esse problema por sua conta e risco.
Desativando as notificações do Microsoft Edge via Registro do Windows
Passo 1: Abrir o Editor do Registro
- Pressione as teclas Windows + R ao mesmo tempo para abrir a caixa de diálogo “Executar”.
- Digite regedit e pressione Enter. Isso abrirá o Editor do Registro.
- Se solicitado pelo Controle de Conta de Usuário (UAC), clique em “Sim” para permitir que o Editor do Registro faça alterações no seu dispositivo.
Passo 2: Navegar até a Chave de Registro
No Editor do Registro, navegue até o seguinte caminho:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\Edge
Se a pasta “Edge” não existir, você precisará criá-la:
- Clique com o botão direito na pasta “Microsoft”, selecione Novo, depois Chave, e nomeie-a como Edge.
Passo 3: Criar ou Modificar o Valor da Chave
- Dentro da chave “Edge”, clique com o botão direito em uma área vazia no painel direito.
- Selecione Novo e depois Valor DWORD (32 bits).
- Nomeie este novo valor como DefaultBrowserSettingEnabled.
- Clique duas vezes sobre DefaultBrowserSettingEnabled e defina o valor como 0 para desativar as solicitações de configuração do Edge como navegador padrão.
- Clique em “OK” para salvar as alterações.
Passo 4: Fechar o Editor do Registro
- Após fazer as alterações, feche o Editor do Registro.
- Reinicie seu computador para que as mudanças tenham efeito.
Existe algum método mais simples?
Caso você não se sinta confortável em modificar o Registro do Windows (e eu entendo perfeitamente as suas preocupações), considere desativar as notificações diretamente nas configurações do navegador Edge.
Pode não ser uma solução 100% eficaz, mas tende a funcionar em boa parte dos casos.
Faça o seguinte:
- Abra o Microsoft Edge.
- Clique nos três pontos no canto superior direito e selecione Configurações.
- Vá até Cookies e permissões de site e depois em Notificações.
- Aqui, você pode desativar as notificações ou ajustar quais sites podem enviar notificações.
Espero ter ajudado de alguma forma.
