Compartilhe

Você pode não dar muita importância para esse detalhe na hora de realizar um teste de velocidade de internet, mas o servidor é importante no processo. Nesse artigo, explicamos melhor por que.

 

 

A importância do servidor no teste de velocidade de internet

Para um teste de velocidade de internet funcionar sem problemas, eles utilizam servidores com uma largura de banda larga o suficiente para poder enviar e receber dados na máxima velocidade disponível para o usuário que está realizando o teste. Os melhores testes de velocidade disponíveis no mercado contam com servidores espalhados por todo o planeta para poder se conectar aos nós que se encontram mais próximos do usuário.

Aqui está a virtude e, talvez, o principal problema dos testes de velocidade. Um servidor que, nesse momento do teste, está saturado, pode entregar uma medição errada, enquanto que um servidor localizado no seu provedor de internet pode entregar um resultado excessivamente otimista.

Um exemplo desse último cenário que eu mencionei no parágrafo anterior é quando o seu provedor possui problemas de conectividade. Nesse caso, navegar na internet pode ser algo sofrível, enquanto que um teste de velocidade baseado em seu provedor de internet pode entregar resultados excelentes.

Isso acontece porque a “estrada” (metafórica) em que os seus dispositivos trafegam no seu provedor de internet funcionam bem, mas não a partir do seu provedor até o restante da rede.

 

 

Nesse caso, para realizar uma medição mais precisa sobre o máximo de internet que a nossa conexão, o mais recomendado é utilizar um servidor que está localizado o mais próximo possível de onde você está. Para comprovar se a conectividade é correta em outras circunstâncias (por exemplo, em conexões com outros países), é melhor escolher um provedor que não está tão próximo fisicamente.

Essa dica é fundamental para obter os resultados mais precisos sobre a velocidade de sua internet, mas não é só isso. Outros conselhos podem ajudar a melhorar esses resultados. Publicaremos aqui no blog mais dicas nesse sentido com o passar do tempo.


Compartilhe