TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A história incrível do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | A história incrível do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL)

A história incrível do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL)

Compartilhe

Com pouco mais de uma década recém completada de competição, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) é um dos torneios mais aguardados, ano após ano, e chama atenção dos mais de 4 milhões de jogadores espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Organizado pela empresa Riot Games, responsável pelo desenvolvimento e atualização de LoL, um dos “Multiplayer Online Battle Arena” (MOBA) (em português “arena de batalha online para vários jogadores”) mais famosos do mundo, o campeonato é um dos eventos mais importantes dos eSports e aqui será possível conhecer um pouco mais sobre ele.

 

História repleta de sucessos

Se hoje os eventos de eSports são tão famosos, muito disso se deve à história do CBLoL no país. Realizado desde meados de 2012, o CBLoL funciona como uma competição nacional classificatória para os grandes eventos de LoL ao redor do mundo, com destaque para o Mid-Season Invitational (MSI) e o tão sonhado Campeonato Mundial de League of Legends, que é o maior evento anual desse eSport e um dos maiores do gênero.

É fato que a temática nerd, que hoje faz parte até da programação de museus, permeia eSports como LoL, mas a estrutura da competição é similar a competições como basquete e futebol americano, com o CBLoL ocorrendo em duas etapas ao longo do ano. 

Chamadas de splits, cada uma delas vê 10 das melhores equipes brasileiras da modalidade se enfrentando em rodadas semanais para acumular pontos e ser um dos quatro times que disputarão as finais para definir quem será o grande classificado para as competições internacionais.

As partidas são realizadas sempre aos sábados e domingos e todas contam com streams ao vivo em plataformas como Twitch e YouTube, diretamente pelo canal da desenvolvedora Riot.

Vale mencionar que, além dos streams, também é possível acompanhar os jogos na própria arena onde eles são realizados e todos os anos milhares de fãs do eSport podem se encontrar para dividir sua paixão por LoL e confraternizar com rivalidades amigáveis.

Além da estrutura semelhante da competição, outro ponto que aproxima o torneio de eSports das modalidades mais tradicionais é o fato de reunir muitas apostas no CBLOL e nas equipes participantes, o que possibilita um nível ainda maior de interação e emoção entre os entusiastas e os competidores.

 

Muita tradição e confrontos épicos entre os times participantes


A história do CBLoL é uma das mais interessantes dos eSports brasileiros e muita coisa mudou desde a primeira edição em 2012 até a de 2022. No início, o prêmio foi de somente 25 mil dólares e o CBLoL fez parte do Brasil Game Show (BGS) em São Paulo, sendo considerado uma das atrações principais da hoje famosa feira de games.

Naquela época eram apenas 8 equipes (no lugar das 10 atuais) e o grande vencedor foi vTi.Ignis, que fez com que a equipe Ignis se sobressaísse em relação a Nox em um dos confrontos mais emocionantes já presenciados na competição.

Agora, em 2022, as equipes que disputam o evento são Flamengo, FURIA, INTZ, KaBuM, Liberty, LOUD, Netshoes Miners, paiN Gaming, RED Canids Kalunga e Rensga. No 1º Split deste ano a RED Canids Kalunga se consagrou como campeã, mas a disputa para o 2º Split ainda está em aberto e não poderia ser mais acirrada.

Vale mencionar que a premiação a ser distribuída este ano é de impressionantes 400 mil reais, um valor significativamente maior que o da primeira edição, bonificação muito mais atrativa para as equipes participantes.

 

Muitos vencedores em um torneio equilibrado

Famoso pelo alto nível dos competidores envolvidos, o CBLoL contou com diversos ganhadores ao longo dos anos. O maior de todos é a equipe INTZ, que somou cinco títulos, seguido da KaBuM, com 4, da paiN Gaming e da recém vitoriosa RED Canids Kalunga, empatadas com 3, e da equipe de eSports do Flamengo, com um.

Conforme mencionado, o torneio pode ser tanto assistido ao vivo quanto por meio dos streams oficiais da Riot, e os fãs do eSport interessados em ver grandes confrontos não devem perder a chance de acompanhar essa competição tão importante no cenário brasileiro e internacional.


Compartilhe