Início » Dicas, Truques e Macetes » A forma mais inteligente para atualizar um smartphone Android

A forma mais inteligente para atualizar um smartphone Android

Compartilhe

É fundamental manter o seu smartphone atualizado para manter o seu melhor desempenho e integrar todas as melhorias de segurança ao sistema operacional. O problema é quando as atualizações são pesadas ou demoradas, gastando muito tempo do usuário, que não pode ficar com o telefone parado durante a rotina de trabalho.

Para evitar que você seja obrigado a atualizar o seu dispositivo em uma hora onde você precisa utilizá-lo normalmente, o Android conta com um método especial e pouco conhecido de atualização em segundo plano, de forma automática.

Vamos mostrar neste post como você pode ativar essa funcionalidade.

 

 

 

Como é a função de Atualização Inteligente do Android?

 

Você pode delegar ao Android o gerenciamento do download e instalação das suas atualizações. Assim, seremos notificados quando um update estiver disponível, e com a Atualização Inteligente, o software é salvo no seu computador automaticamente. Basta ter uma conexão WiFi ativa.

A seguir, vamos mostrar como você pode ativar esse recurso de Atualização Inteligente do Android:

 

  1. Entre nos Ajustes do smartphone.
  2. Acesse o item de Atualizações do Sistema.
  3. Toque no ícone de engrenagem ou no menu de três pontos verticais e entre em Ajustes
  4. Aqui, vá na opção Atualização Inteligente, e ative o interruptor para que a mesma funcione.
  5. A atualização também será instalada automaticamente durante a noite, evitando a espera que o update manual exige. Dependendo do modelo do smartphone, o recurso pode ser mais ou menos completo, permitindo assim a seleção de algumas horas pré-definidas ao processo de atualização.
  6. Caso contrário, o sistema vai detectar o menor período de fluxo de atividade do usuário para realizar a tarefa em segundo plano.
  7. O recurso deve estar disponível em todos os dispositivos com Android 10, com algumas capas de personalização que podem mostrar ou suprimir algumas opções, oferecendo variantes da mesma funcionalidade.

 

 

 

Programando o update

 

Essa é uma das variantes, onde você pode programar a hora onde o update será atualizado, deixando o processo mais preciso. Você pode escolher entre os períodos pré-selecionados ou determinar o período específico na hora personalizada.

 

 

 

Quando o recurso pode não funcionar?

Um dos cenários onde a Atualização Inteligente pode não funcionar é quando você tem um baixo armazenamento interno, já que o sistema não pode armazenar os updates mais pesados.

Para resolver isso, existem algumas opções que permitem liberar rapidamente alguns gigas de armazenamento:

 

  • Use o limpador de sistema: a grande maioria dos terminais tem seu limpador de “lixo” embutido no sistema. Podemos encontrá-lo em Configurações / Armazenamento.
  • Exclua os aplicativos que não são mais usados: pode ser hora de revisar todos os aplicativos que não são mais usados ​​e excluí-los para liberar espaço.
  • Use um aplicativo de terceiros: existem limpadores de arquivos no Google Play, como é o caso do Google Files, que complementam a limpeza do sistema olhando mais profundamente para o que pode ser eliminado.

 

Outro fator que impede o recurso de atualização inteligente é o baixo nível de bateria, que pode desativar a função por uma questão de segurança. Afinal de contas, tudo o que você não quer é que a instalação da atualização seja interrompida. Se isso acontecer, você terá sérios problemas com o smartphone.


Compartilhe