Compartilhe

Com as capturas de tela, você pode imortalizar momentos de videogames, programas de televisão ou obtém imagens do computador para ilustrar artigos de tecnologia como este. No smartphone, esse processo é bem simples (apertando dois botões simultaneamente), mas no PC, o processo é igualmente simplificado. Você é que não sabia disso.

As teclas que precisam ter a sua atenção são: PrtScn (Print Screen ou Imprimir Tela), que normalmente está no canto superior direito (nos notebooks, esta tecla pode ter duas funções, obrigando o uso com a tecla auxiliar Fn), e a tecla Win, que normalmente está identificada com o logotipo do Windows, que está localizada entre as teclas Ctrl (Control) e Alt (Alternate).

 

 

 

Vamos aos comandos clássicos

 

 

Ao pressionar o PrtScn, você faz uma captura de toda a tela, incluindo a barra de tarefas, mas não salva um arquivo com a imagem, que fica na área de transferência até que você cole a mesma em um programa de edição de imagem. Essa é a técnica mais difundida e, talvez, a mais lenta para capturar uma tela no PC.

Porém, com a combinação Alt + PrtScr, capturamos apenas a janela ativa, sem a barra de tarefas ou demais telas que estão abertas no fundo. Essa imagem também não é salva como arquivo, e também dependemos de algum programa de edição.

Agora, vamos aos truques que podem interessar.

 

 

 

Os comandos avançados (e mais rápidos)

 

 

Deixe para trás os comandos que existem desde as primeiras versões do Windows da década de 1990, e conheça os novos atalhos de 2020. Para fazer uma captura de tela completa que salva de forma direta a imagem para um arquivo .png, pressione as teclas Win + PrtScr. A imagem é salva na sua pasta padrão de imagens e capturas de tela no PC, que pode ser acessada rapidamente em Meu Computador > Imagens.

Pressionando Win + Shift + S, você ativa o programa de Recorte e Desenho, que está presente nas últimas versões do Windows 10 (se você não tem ele instalado, pode recorrer à Microsoft Store para o download e instalação gratuita). Na parte superior da tela, aparecerá uma barra de ferramentas que permite a captura de tela com forma retangular, livre, apenas da janela ativa ou da tela completa.

Selecione o tipo de captura que você deseja, e vai ser exibida uma notificação. Ao clicar nela, vai abrir automaticamente o programa, permitindo assim modificar a captura de tela e salvar a imagem onde você quiser no computador.

Outra opção para uma captura rápida de tela é via Xbox Game Bar, que também está nativo nas últimas versões do Windows 10, mas igualmente está disponível na Microsoft Store. Para acessá-la, pressione Win + G, e vai aparecer vários widgets, entre eles o de capturas de tela.

As imagens são salvas na pasta de Vídeos e Capturas, onde o acesso direto aos vídeos está em Meu Computador. Pode ser que o recurso não esteja ativo como padrão, mas isso pode ser feito em Configurações > Jogos e Barra de Jogos.

O comando Win + Alt + PrtScr é um atalho da opção anterior, sem precisar abrir a Barra de Jogos e facilitando o acesso aos arquivos da captura salva pressionando a notificação que aparece depois de pressionar a combinação.

Por fim, os usuários mais profissionais podem configurar a tecla PrtScr para que a mesma abra diretamente a barra de recortes de tela, a partir do menu Início > Configurações > Teclado.


Compartilhe