Wetten.com Brasil Apostas
Home » Games » A evolução do design do PlayStation, de 1994 até 2020

A evolução do design do PlayStation, de 1994 até 2020

Compartilhe

O PlayStation 5 foi oficialmente apresentado pela Sony. Finalmente. Ninguém aguentava mais esperar para ver a cara do novo console, e ao menos agora sabemos como será a sua aparência e se ele vai combinar com a sala do nosso apartamento ou o quarto de nossa casa.

O console surpreende nos avanços tecnológicos (o SSD deve fazer a alegria de muita gente), mas surpreende principalmente pela sua beleza. Com o branco dominando a sua carcaça e os detalhes em preto em azul destacando o seu design, ele mais parece uma nave da SpaceX do que um console de videogame.

O PlayStation 5 começa a ser vendido no final de 2020 (pelo menos nos principais mercados internacionais; não sabemos se ele estará disponível no Brasil no Natal), e com certeza muitas pessoas já estão fazendo os cálculos sobre o preço que pode conseguir por um pulmão em bom estado no mercado negro para comprar o console.

Mas vamos aproveitar esse lançamento para fazer uma breve revisão sobre a aparência dos consoles PlayStation ao longo de todos esses anos, desde a sua primeira versão em 1994 até o PS5, apresentado ontem (11).

 

 

 

PlayStation (1994)

 

 

A primeira edição do PlayStation chegou ao mercado em 1994 no Japão, e em 1995 na Europa e Estados Unidos. Seu design era elegante, em um tom cinza que recordava de forma inevitável um dos seus principais concorrentes da época, o Super Nintendo.

Este é o primeiro console a vender mais de 100 milhões de unidades ao redor do mundo, e marcou um passo adiante no controle, com quatro botões superiores no lugar dos dois habituais. Em 1997, evoluiu ainda mais, com o lançamento do controle analógico dual e o DualShock.

 

 

 

PlayStation 2 (2000)

 

 

O PlayStation 2 representa mais um salto de qualidade de design. Levou pouco mais de cindo anos para alcançar a marca de 100 milhões de unidades vendidas.

Inicialmente, chegou ao mundo na cor preto, e rapidamente recebeu uma versão menor, além de um acabamento em cinza na versão Pro. O reprodutor de DVD permitia não apenas a execução dos jogos, mas também uma ferramenta para assistir filmes, atuando assim como um reprodutor de mídia doméstico. Um grande avanço para a sua época.

 

 

 

PlayStation 3 (2006)

 

 

Chegou primeiro no Japão e nos Estados Unidos para desembarcar no ano seguinte na Europa. Uma das principais novidades desse modelo para a geração anterior era a presença da unidade de Blu-ray, além de contar com um disco rígido interno para armazenamento de dados e instalação de jogos.

Foi um dos consoles mais longevos da Sony, mas não repetiu o sucesso do PlayStation 2, de modo que a chegada do console da geração seguinte representa também um aprendizado para os japoneses, pois precisava vencer o confronto dos consoles na geração seguinte.

 

 

 

PlayStation 4 (2013)

 

 

O PlayStation 4 marcou uma radical mudança de estratégia da Sony. Tanto, que o console chegou primeiro na Europa e nos Estados Unidos em 2013, e só depois chegou ao Japão, em 2014 (pela primeira vez o mercado ocidental era a prioridade).

Aqui, a evolução nos gráficos era notável, e o console permitia acesso às redes sociais. Também recebeu uma versão Pro, menor e com alguns avanços adicionais.

 

 

 

PlayStation 5 (2020)

 

 

Acabou de ser apresentado de forma global, e é um passo adiante na visão tecnológica do setor. Mas ainda precisamos testar para comprovar se ele é tudo isso o que promete. Porém, à primeira vista, ele é sensacional no seu design.


Compartilhe