Faltando poucos dias para o Google apresentar o seu videogame conectado na nuvem (que até o presente momento é conhecido como Project Stream, cujo controle recentemente vazou na internet), a Microsoft aproveita a oportunidade para mostrar como funciona o seu serviço de jogos na nuvem do Xbox, o xCloud.

Com o xCloud, você poderá rodar os jogos do Xbox em smartphones, tablets e computadores sem a necessidade de ter um console. O serviço vai estrear em breve graças ao poder da nuvem da Microsoft. A gigante de Redmond já fez menção por diversas vezes sobre o serviço, que deve chegar ao mundo junto com o novo Xbox One, que deve ser apresentado sem unidade de discos, onde o usuário só poderia fazer o download de jogos ou rodar os mesmos por streaming.

Em um streaming ao vivo para a sua comunidade, a Microsoft mostrou como é possível rodar um dos seus jogos exclusivos, o Forza Horizon 4. Eles rodaram o jogo a partir de um smartphone Android com um controle do Xbox One conectado por Bluetooth.

Pelo o que podemos ver no vídeo, e esperando que mais jogos sejam demonstrados no futuro, o vídeo no streaming apresenta pouca latência e uma resposta rápida, algo que é vital para uma plataforma onde o lag é a pior coisa que pode acontecer em um jogo.

 

 

Os responsáveis da Microsoft comparam a experiência em como ter uma conta do Spotify, onde você só precisa fazer o download do aplicativo, acessar a sua conta e selecionar o jogo que quiser para jogar.

Lembrando que o xCloud da Microsoft também será uma concorrência direta do PlayStation Now, que já oferece uma experiência de uso relativamente similar a essa proposta. E será uma competição bem interessante com esse novo mercado de plataformas de games por streaming que está nascendo.

Filmes, séries, música e agora videogames. Tudo está indo para a nuvem. E, pelo visto, não tem mais volta.