Eu sou muito burro.
Perco o meu tempo de forma até estúpida ao falar bem do Claro TV+ Box, pois é um serviço que uso no meu dia a dia. Mas simplesmente ignoro que estamos falando da dona Claro, que é especialista em entregar amargas decepções para os seus assinantes.
A última que a Claro inventou foi não liberar os serviços da Netflix e do Apple TV+ no meu plano do Claro TV+ Box. Como cliente “antigo”, não tenho direito a receber as duas plataformas de streaming sem custos adicionais…
…quando a mesma Claro anunciou de forma ampla o seu super bundle com essas duas plataformas no mesmo plano que eu já tenho, pagando R$ 119,90 mensais.
Eu disse que era bom demais para ser verdade…
Sou assinante do Claro TV+, depois de muita luta e sacrifício para que a operadora entregasse o equipamento na minha residência.
Primeiro, ela começou a cobrar pelo serviço sem me entregar o equipamento (e sem provar que entregou). Depois, quando entregou, não liberou todos os recursos, como o gravador na nuvem.
Depois de muitas brigas com o atendimento, reclamação no Consumidor.gov.br e alguns vídeos para o YouTube, o Claro TV+ Box do meu apartamento se normalizou. E, sinceramente, até gosto do serviço, pois atende as minhas necessidades.
Quando a Claro liberou o plano com Netflix com anúncios, desconfiei. Cheguei a escrever que a prática poderia ser considerada uma venda casada, pois a operadora aumentou o preço do plano pelo mesmo valor da mensalidade do serviço de streaming.
Ou seja, não era “sem custos adicionais”, como ela promovia amplamente no site e na imprensa.
Em um segundo momento, a Claro mostrou que era sim possível contratar o TV+ Box sem a Netflix, caso desejasse.
O tempo foi passado, e o Claro TV+ Box foi virando o “megazord dos streamings”. Passou a contar com o Globoplay + Canais ao Vivo sem custos, o Max com anúncios sem cobrança e, mais recentemente, o Apple TV+ sem custos.
Olhei para tudo isso e pensei: “bom, é hora de reivindicar o que é meu de direito, já que sou cliente do Claro TV+ Box”.
Afinal de contas, a operadora divulgou amplamente na imprensa que TODOS OS CLIENTES, NOVOS E ANTIGOS, receberiam esses serviços de streaming SEM CUSTOS ADICIONAIS.
Então… a existência do artigo em si é a prova de que existe uma enorme chance de todas essas promessas serem UM ENORME PACOTE DE MENTIRAS DA DONA CLARO!
Claro discrimina antigos clientes na cara dura
Ninguém pode dizer que eu não tentei.
Abri um atendimento com a Claro por e-mail, via Minha Claro Residencial (protocolo de atendimento: 088243903065721), questionando a operadora pela não inclusão dos serviços Netflix e Apple TV+ sem custos adicionais no meu plano Claro TV+ Box.
E a resposta da operadora foi essa aqui:
Olá, EDUARDO !
Recebemos sua solicitação através do Fale Conosco e temos o seguinte retorno:
Informo que a netflix com anuncio e o acesso a apple tv+ tem cobranças e caso deseje contratar no aplicativo tem a opção de contratação. Ou ligue 10621 para contratar.
Continuamos à disposição para ajudá-lo (a) caso você tenha dúvida ou queira saber mais alguma informação.
Atenciosamente,
Atendimento Claro
Só omiti o nome da responsável pelo atendimento, pois não vou queimar o filme de ninguém por pouca coisa.
Sim, eu sei que a resposta é padrão, e sei que tais serviços são cobrados em separado. Porém, de acordo com tudo o que foi divulgado pela imprensa (incluindo o TargetHD.net, mas não vou utilizar o meu próprio veículo como fonte informativa), TODOS OS PLANOS – NOVOS E ATUAIS – SERIAM CONTEMPLADOS COM ESSE BENEFÍCIO!
Por mais que a Claro trate esse como um “novo plano” (com Netflix com anúncios, Max com anúncios, Globoplay + Canais ao Vivo e Apple TV+), a operadora divulgou na imprensa que todos os seus planos Claro TV+ Box receberiam os mesmos benefícios.
Incluindo os planos atuais.
Estou sendo redundante para reforçar a informação passada pela operadora.
Aliás, uma breve observação: a Claro está sendo bem cretina ao colocar o Pluto TV dentro do seu super bundle de streaming com o Claro TV+ Box.
Afinal de contas, todo mundo sabe que o Pluto TV é de graça. Basta ter um dispositivo compatível que permite a instalação do aplicativo do serviço de streaming e fazer um cadastro rápido para começar a assistir.
Nem precisa ter o Claro TV+ Box para o Pluto TV funcionar.
É claro que o chicote vai estralar no lombo da Claro…
É apenas mais uma briga que terei que comprar com a Claro dentro dessa nossa problemática relação.
Admito que eu tenho problemas de autoestima e continuo com a operadora por entregar uma relação custo-benefício que me atende.
Mas acho o seu pós-venda e atendimento ao cliente dois grandes sacos de lixo tóxico, que consegue tirar do sério a qualquer pessoa.
Além das práticas desonestas para ludibriar os clientes mais leigos, a Claro insiste em frequentemente desobedecer normas da Anatel e o Código de Defesa do Consumidor.
Aliás, a mesma Claro foi condenada em 2016 por realizar práticas discriminatórias entre clientes novos e antigos nas ofertas de planos e serviços.
Neste caso, a Claro está tentando me convencer de que só poderei ter a Netflix e a Apple TV+ se contratar em separado, e não oferecendo a opção de inclusão dos serviços no meu plano atual, tal e como tenho direito.
Ou seja, ela está tentando me enganar. Como se eu não soubesse do que estou falando.
E ignorando o que a própria operadora divulga em seu site e na imprensa especializada (inclusive o TargetHD.net, que recebe os releases de imprensa da operadora).
Aqui, a Claro tenta ganhar de duas maneiras:
- Se eu ainda tenho contrato de fidelidade (não é o meu caso), tenta forçar a cobrança de multa pela mudança de plano, o que é ilegal (resolução 632 da Anatel);
- Se eu caio na conversa em contratar os planos da Netflix e do Apple TV+, eu pago a mais por isso, e a relação custo-benefício melhora para a própria Claro.
Em resumo: a Claro está me discriminando como cliente antigo, além de tentar me enganar de forma até obscena.
Dona Claro… eu não quero nem saber! Quero os mesmos benefícios dos novos clientes do Claro TV+ Box, sem cobranças adicionais, sem ônus ou mercenários na porta do meu apartamento.
Faça o seu trabalho de me entregar o que tenho direito no meu plano, Dona Claro.
Da minha parte, já comecei a fazer o meu.
Este artigo é só o começo.