Compartilhe

Receber presentes é algo gratificante. Vamos combinar: é tudo de bom. Porém, essa sensação de felicidade momentânea pode diminuir se a experiência for muito repetitiva, e o ato de dar presentes pode ser mais compensador com o passar do tempo. E agora temos uma explicação científica para isso acontecer.

Pesquisadores nos Estados Unidos realizaram um estudo onde demonstraram que a sensação de bem estar ao receber presentes nem sempre se mantém com o passar do tempo. Aproximadamente 100 estudantes receberam durante cinco dias US$ 5 cada, para gastar em um objeto. Um grupo foi instruído para gastar o dinheiro com eles mesmos, e o outro foi orientado para doar o dinheiro para alguém.

Em paralelo, os estudantes preencheram relatórios sobre a satisfação que sentiam a cada experiência. O estudo concluiu que os estudantes começaram com níveis similares de alegria e satisfação, mas os níveis foram caindo nos participantes que gastaram o dinheiro com eles mesmos.

Por outro lado, os níveis de satisfação ao final de cada jornada se mantiveram constantes naqueles que doaram o dinheiro ou compraram alguma coisa para outra pessoa.

O estudo informa que, para manter a alegria ao longo do tempo, investigações passadas indicavam que a pessoa deve sempre experimentar algo novo. O estudo atual mostra que também importa qual o tipo de experiência que você escolhe. Dar alguma coisa várias vezes pode ser algo que oferece maior satisfação conforme a pessoa vai fazendo mais vezes.

O fenômeno é conhecido como a “adaptação hedônica”. O trabalho voluntário também pode ter um impacto positivo na saúde mental. Porém, alguém pode se perguntar se tal trabalho é feito pelo próprio bem estar ou se é porque de verdade a pessoa quer ajudar ao próximo.

Em resumo: ajude o TargetHD.net e seja mais feliz. E, por tabela, me deixe mais feliz também!

Eu desejo aos leitores do blog um Feliz Natal, com muita paz e amor no coração!

 

Via BBC


Compartilhe