TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A cada quanto tempo saem atualizações do Android? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A cada quanto tempo saem atualizações do Android?

A cada quanto tempo saem atualizações do Android?

Compartilhe

A maioria dos usuários Android carregam dentro de si uma enorme obsessão pelas atualizações do sistema operacional. E esse grupo está certo: são os updates que dão uma maior vida útil ao dispositivo, além de agregar o valor ao caro telefone adquirido pelos usuários.

Logo, é compreensível que os usuários procurem saber quando o seu dispositivo será atualizado.

E é aqui que entra uma das complicações do Android. Cada fabricante tem uma janela de atualização específica, mas o Google possui a sua própria “janela universal” de updates, que é o que acaba determinando a regra geral para as demais marcas.

Neste post, vamos mostrar como se diferenciam as diferentes janelas de atualizações do Android e quando elas acontecem.

 

 

 

As diferentes atualizações do Android

Geralmente, uma nova versão do sistema operacional Android chega oficialmente ao mercado no mês de setembro. Essa versão sempre é apresentada alguns meses antes, entre maio e junho de cada ano, dentro da conferência para desenvolvedores Google I/O.

Logo, podemos concluir que o Android recebe uma “grande atualização” anual. E aqui eu coloco entre aspas, pois bem sabemos que o Google não coloca mudanças muito radicais na interface ou nas funcionalidades do seu sistema operacional. Porém, temos que considerar como uma atualização “major”, por conta das profundas modificações no código interno desse software.

Um dos grandes problemas do Android ainda é a sua fragmentação. A grande maioria dos usuários ainda não recebeu a mais recente versão do sistema operacional, e o Google já lança uma nova versão a cada final de terceiro trimestre de cada ano.

Dessa forma, tudo vira uma brincadeira de gato e rato, onde os usuários estão sempre correndo atrás do próprio Google para ter o Android instalado em seu smartphone minimamente atualizado.

Por outro lado, temos que falar também das conhecidas correções (ou parches) de segurança, que é fornecida pelo Google. Esse tipo de update é fornecido pelos fabricantes de forma obrigatória por pelo menos dois anos para todos os dispositivos lançados… com exceção da Motorola, que abandona antes os seus dispositivos.

O objetivo desses updates de segurança é justamente reforçar as proteções do telefone diante de imprevistos e ameaças repentinas. Não contar com as atualizações mais recentes pode influenciar drasticamente no funcionamento do dispositivo, e ninguém quer isso.

 

 

 

Atualizações de segurança trimestrais

O Google tem como regra enviar uma atualização de segurança para o Android a cada trimestre, em uma janela justa de 90 dias. Em alguns casos, o update é mensal.

E por causa dessas atualizações de segurança é que fica tão difícil responder quando a próxima atualização do Android vai chegar até o seu smartphone. Várias entidades ou empresas estão envolvidas nessa equação, e tudo vai depender dos diferentes cronogramas estabelecidos por essas marcas.

Hoje, vários fatores podem influenciar nessa decisão, incluindo a categoria do telefone em questão (smartphones top de linha e/ou premium tendem a receber mais updates – e em um tempo menor – do que modelos intermediários e de entrada), o tempo que já passou depois do seu lançamento e outros aspectos técnicos.

Ou seja, se você tem um telefone top de linha, as chances do seu dispositivo receber pelo menos uma atualização mensal de segurança são grandes. E se o seu telefone tem alguns anos de vida útil, talvez ele seja abandonado pelo fabricante em algum momento em um futuro próximo.

Vale a pena dar uma olhada nas políticas de atualização do fabricante e, a partir do estudo dessas informações, tirar as suas conclusões sobre o futuro do seu telefone.


Compartilhe