Compartilhe

A atual tecnologia permite que games como Red Dead Redemption 2, Call of Duty: Black Ops 4 e alguns outros ultrapassem a marca de 50 GB num único jogo. É mais do que a biblioteca inteira do Nintendo 64, para se ter ideia.

O que era inimaginável na década de 1990 já é realidade para produções mais avançadas, que também são dotadas de gráficos ultrarrealistas e muita imersão nos seus respectivos universos. No entanto, o grande avanço da tecnologia nos jogos atuais não enterrou o passado de grandes clássicos. A popularidade de consoles antigos e a chegada de remakes consagrados mostram que ainda há espaço para muita nostalgia.

O mais novo lançamento nostálgico é uma prova de que a popularidade dos jogos antigos não está esquecida. O PlayStation Classic chegou às lojas com uma lista de 20 sucessos que marcaram época.

É fato que nem todos os jogos conhecidos e famosos do PlayStation entraram nessa versão nostálgica da Sony. No entanto, o lançamento desse console estilo retrô mostra que esse mercado está aquecido e que há expectativa para outras produções similares no futuro.

 

 

Há dois anos, a Nintendo teve grande sucesso ao lançar o NES Classic Edition, que remete ao console originalmente feito em 1983. As vendas foram tão grandes que superaram as expectativas da empresa e ele teve que ser relançado em 2018 para repor as prateleiras.

No caso do NES Classic Edition, são 30 títulos disponíveis; entre eles estão Castlevania, Donkey Kong, Final Fantasy, Mario Bros., Mega Man 2, etc.

Em 2017, a Nintendo resolveu avançar e lançou o Super NES Classic Edition. O console retrô da gigante japonesa vem sendo um sucesso de vendas, e em pouco mais de seis meses vendeu mais de 5 milhões de cópias.

Com uma base parecida com o PlayStation Classic, esse modelo da Nintendo conta com 21 jogos embutidos e joystick fiel a primeira versão. Entre os games, estão alguns consagrados como Super Mario World, Super Metroid, Mega Man X, Star Fox 2 e vários outros.

Além da Nintendo e da Sega, outras gigantes do mundo dos videogames também contam com consoles clássicos que compilam vários jogos em um só único objeto, como o Sega Genesis Flashback — 85 jogos na memória. Outro nostálgico com versão nova é o Atari Flashback & Gold. Essa versão é mais encorpada, e conta com 120 games disponíveis.

Não são apenas os consoles antigos que estão sendo relançados. A indústria dos games também tem sido ativa no que diz respeito aos remakes, ou seja, alguns jogos que foram lançados na década de 1990 e 2000 estão ganhando nova roupagem com gráficos atuais.

Um dos remakes mais aguardados é o Final Fantasy VII, que tem data de lançamento marcada para 31 de dezembro. Lançado originalmente em 1997, o game pode ser colocado ao lado de outros como um dos grandes clássicos da década de 1990. Os fãs aguardam o remake há muito tempo, visto que a Square Onix anunciou a produção da nova versão em 2015.

Esse está longe de ser o primeiro remake de Final Fantasy. Mais de cinco versões da franquia já tiveram versões atualizadas com gráficos mais modernos do que o lançamento original.

Revivendo um dos maiores clássicos da penúltima década, a Capcom vai lançar o remake de Resident Evil 2 em janeiro de 2019. Originalmente feito em 1998, o game foi um dos maiores sucessos do PlayStation e um dos principais responsáveis pela alta popularidade dessa franquia. Para muitos, é o melhor jogo da série.

Entre os remakes notáveis já lançados, alguns se destacam, como o Flashback: The Quest for Identity. Lançado originalmente em 1993 para várias plataformas, esse game ficou originalmente mais conhecido pela sua versão para Super NES. A nova versão desse clássico (2013) trouxe gráficos realistas, no entanto, os produtores mantiveram o gameplay em modo 2D.

Em 2016, o Call of Duty: Modern Warfare Remastered foi um remake de Call of Duty 4: Modern Warfare (2007). O novo game foi muito bem recebido pelos críticos. O site Metacritic, por exemplo, deu nota de 86 para a versão PC, enquanto a IGN classificou como 8.5/10.

Com os remakes de Resident Evil 2 e Final Fantasy VII bem próximo de serem lançados, a expectativa é que esse mercado de versões modernas de clássicos da indústria dos games seja cada vez maior e caminhe junto com a popularidade em alta dos consoles clássicos.


Compartilhe