TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como gravar a tela de um PC com Windows | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como gravar a tela de um PC com Windows

Como gravar a tela de um PC com Windows

Compartilhe

É possível que, em algum momento da sua vida como usuário de um computador com o sistema operacional da Microsoft, você necessite gravar algum conteúdo exibido em tela, para as mais diferentes finalidades.

Um dos grandes inconvenientes é sair procurando pela internet por programas que realizam a gravação de tela do computador que não contem com limitações ou propagandas invasivas, ou softwares que mais consomem recursos do Windows do que qualquer outra coisa.

Neste post, vamos mostrar como é possível realizar a gravação de tela do Windows com um dos softwares que já está integrado ao sistema operacional, entregando a eficiência e a simplicidade tão desejadas para essa tarefa.

E esse programa é, acredite se quiser, o Modo Jogo do Xbox.

 

Como gravar a tela do PC com Windows

Alguns podem chegar a pensar que a Microsoft “escondeu” a forma de gravar a tela no Windows, algo que é até compreensível em função das mudanças recentes adotadas para o sistema operacional da empresa. Na verdade, a gigante de Redmond só integrou o recurso no Modo Jogo do Xbox que está incorporado ao software principal.

Existem duas formas para fazer o Modo Jogo do Xbox funcionar.

A primeira é clicando no quadro de busca do Windows (no ícone em forma de lupa que aparece na barra de tarefas, ao lado do botão do menu Iniciar do sistema operacional) e digitar o termo “Xbox” (sem as aspas). Vai aparecer o ícone do aplicativo do Modo Jogo do Xbox. Então, é só clicar nesse ícone.

A segunda maneira para ativar o Modo Jogo é bem mais simples e direta: pressione as teclas Windows + G, e o recurso é ativado automaticamente.

Para gravar a tela do Windows utilizando o modo jogo, pressione no ícone indicado para iniciar a gravação da tela, que pode ser localizado no menu Capturar, através de um símbolo de um círculo cinza. Outra alternativa é pressionar a combinação das teclas Windows + Alt + R para iniciar a gravação da tela automaticamente.

Para personalizar a gravação, inicie a sessão no aplicativo Xbox ou do Modo Jogo (tanto faz o nome aqui, já que ambos fazem a mesma coisa) para acessar as opções Game DVR. Aqui, você pode escolher a qualidade de vídeo, determinar se você quer gravar ou não o áudio e até decidir quanto tempo vai durar o vídeo que você vai gravar.

O único inconveniente na gravação de vídeos do Modo Jogo no Xbox está no fato da necessidade em ter no seu computador desktop ou notebook uma placa gráfica que seja compatível com os codecs Intel Quick Sync H.260, Nvidia HVENC ou AMD VCE.

 

Por que usar o Modo Jogo do Xbox para gravar a tela no Windows?

Porque essa é a alternativa mais prática, direta e eficiente para gravar os conteúdos exibidos no sistema operacional da Microsoft.

O recurso de gravação de tela integrado ao Modo Jogo do Xbox está um pouco oculto para a maioria dos usuários. Por outro lado, ele é um sistema simplificado e bem eficiente, já que vai exigir o mínimo de recursos de software do computador, uma vez que a funcionalidade está integrada no sistema operacional da Microsoft.


Compartilhe