Bitcoins

Não faz muito tempo que os Bitcoins estão em nosso mundo digital, e a maioria de nós acreditávamos que essa era uma pequena loucura para geeks que não chegaria a lugar nenhum. E estávamos bem errados.

Mesmo com os Bitcoins sendo um ativo muito volátil, instável e inseguro, fato é que seu valor de mercado alcançado foi incrível. Os poucos felizardos que investiram alguns dólares e mantiveram as moedas consigo se transformaram quase sem esforço em milionários, mesmo que ainda exista a dúvida hoje entre manter as moedas ou vendê-las.

A maioria decidiu usar a estratégia mais inteligente: vender uma parte para garantir o dinheiro, e reter outra parte para aproveitar eventuais altas.

Fato é que a conhecida criptodivisa não só precisa crescer no valor para funcionar, mas também vão criando novas unidades que chegam aos poucos no mercado em forma de ICOs. Porém, estas terão uma quantidade finita.

Pois bem, as últimas informações indicam que já foram minerados 80% dos Bitcoins totais existentes.

O Bitcoin 16.800.000 foi minerado recentemente, e representa os tais 80% dos 21 milhões de Bitcoins disponíveis. Na teoria, essa marca será alcançada apenas em 2140.

Aqui, devemos supor que não serão gerados mais de 21 milhões de Bitcoins, e uma vez alcançada essa marca só será possível comprar e vender as moedas que já existem, sem criar novas unidades. Mas pode ser que essa limitação acabe se suavizando.

Por outro lado, é preciso ter em conta que, desses 21 milhões de Bitcoins, muitas acabem se perdendo (tem gente que perdeu Bitcoins no lixo por causa da namorada).

Sobre o prazo tão longo para minerar as pouco mais de 3 milhões de moedas restantes é pelo fato de cada vez ser mais complicado obter Bitcoins através da mineração, exigindo assim mais e mais tempo para tal tarefa.

Via Neowin