Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 8 truques para melhorar o desempenho do seu smarpthone em poucos minutos

8 truques para melhorar o desempenho do seu smarpthone em poucos minutos

Compartilhe

Uma das missões mais complicadas para os usuários de smartphones é manter o bom desempenho do dispositivo da mesma forma que estava no primeiro dia de uso. Em muitos casos, a queda de performance é de responsabilidade do próprio usuário, com práticas que não são as mais recomendadas.

Smartphones cheios de aplicativos inúteis e malwares, práticas incorretas de recarga de bateria e um comportamento mais desleixado pode resultar em um dispositivo que vai perdendo o bom desempenho com o passar do tempo.

Neste post, vamos deixar pelo menos oito dicas bem úteis para os usuários que desejam manter a máxima performance possível ao longo do tempo de uso.

 

 

 

Sempre deixe o seu smartphone atualizado

As atualizações garantem que o seu smartphone vai receber os recursos mais recentes e otimizados, além de manter o dispositivo protegido de ameaças cibernéticas por conta das brechas de software detectadas nas versões anteriores.

Manter o telefone com a versão mais recente do sistema operacional pode fazer com que o software explore melhor todo o potencial do hardware, o que leva a um desempenho otimizado do dispositivo.

 

 

 

Cuidado com os aplicativos que você instala

Malwares camuflados em aplicativos maliciosos e até mesmo os apps legítimos que ficam consumindo recursos em segundo plano podem acabar com o desempenho do dispositivo com o passar do tempo.

Evite instalar novos aplicativos de fontes desconhecidas, ou até mesmo os apps milagrosos que aparecem de tempos em tempos nas lojas oficiais. Desconfie sempre quando os benefícios chegam de forma muito fácil ou de graça.

 

 

 

A reinicialização pode ser um santo remédio

Boa parte dos problemas de desempenho de um smartphone podem ser resolvidos com o simples ato de reiniciar o dispositivo de tempos em tempos.

Esse simples gesto esvazia por completo a memória temporária do dispositivo, além de fechar os apps que estão abertos em segundo plano. O procedimento faz com que erros pontuais ou temporários simplesmente desapareçam.

 

 

 

Reduza as animações e efeitos visuais

Se o seu smartphone está com um desempenho em queda, experimente desativar os efeitos de transparência e animações da interface de usuário. Isso vai ajudar a melhorar a performance do dispositivo de forma quase imediata.

No iOS, os ajustes podem ser feitos em Acessibilidade. No Android, você precisa ativar primeiro o modo para desenvolvedores. Em ambos os casos, os resultados são muito eficientes.

 

 

 

Libere espaço de armazenamento no smartphone

Um smartphone com muitos arquivos em sua memória interna pode ter o seu desempenho afetado de forma direta, com uma queda considerável de performance.

Se livre de tudo o que não é útil para o seu dia a dia, realizando limpezas regulares da memória interna do dispositivo. Elimine arquivos temporários, arquivos cache, vídeos e fotos recebidos pelo WhatsApp e outros itens que são considerados inúteis.

 

 

 

Não feche todos os aplicativos abertos em segundo plano

Pode parecer contraditório, mas não é.

Os apps em segundo plano permitem que você execute aquele programa mais rapidamente, pois evita que o software seja executado do zero.

Aqui, recomendamos que você deixe em segundo plano apenas aqueles apps mais utilizados. Os aplicativos que você usa eventualmente podem ser encerrados.

 

 

 

Cuidado com a saúde da bateria

Se a bateria do seu smartphone está muito desgastada, o desempenho do dispositivo certamente será prejudicado. E não há nada que você possa fazer aqui, a não ser trocar a bateria em questão.

Tal procedimento não só vai melhorar o desempenho do smartphone, mas também vai dar uma segunda vida ao dispositivo como um todo.

 

 

 

Esqueça que widgets e temas dinâmicos existem

Se você quer melhorar o desempenho do seu smartphone de forma substancial, se livre de qualquer adorno estético que não agrega em nada na sua experiência de uso.

Neste caso, widgets e temas dinâmicos não servem para nada, exceto consumir a bateria do dispositivo o tempo todo. Desabilitar esses apps que ficam ativos e escolher uma launcher mais limpa e leve ajudam (e muito) a melhorar o desempenho do dispositivo.


Compartilhe