Comprar uma TV pode ser um tiro no escuro para muitos usuários menos experientes na análise dos tipos de tela e resolução. E essa nunca foi uma missão das mais fáceis.
Existem parâmetros diferentes para vários tipos de conteúdo. Algumas pessoas vão optar por otimizar a qualidade da tela para os esportes. Já outros querem a melhor TV para os filmes.
Se você é um cinéfilo e quer configurar a sua TV para assistir aos seus filmes com o máximo de qualidade, existem alguns filmes que podem ajudar você nessa jornada.
Você precisa ter um aparelho de Blu-ray para isso
Antes de continuar (e apresentar a lista de filmes) é importante deixar claro que o streaming não vai te ajudar a realizar esse exercício para estabelecer a melhor configuração de tela da sua TV.
Neste caso, você precisa ter em casa um aparelho de Blu-ray na sua residência para obter a máxima qualidade possível da imagem dos filmes que você vai assistir para os testes.
E o motivo é simples: por melhor que seja o serviço de streaming que tem o filme em questão no seu catálogo, a qualidade final desse vídeo pode ficar comprometida pela compressão de dados que sempre acontece nesse formato de distribuição de conteúdo.
Por isso, se você não tem um aparelho de Blu-ray em casa, considere a possibilidade de investir em um antes de realizar os testes com os filmes a seguir.
Blade Runner 2049 (2017)
A cinematografia de Roger Deakins foi premiada com um Oscar, e isso é muito relevante na hora de analisar a qualidade de imagem de sua TV.
A cena de confronto entre ‘K’ e Sapper Morton é um excelente teste para analisar detalhes em sombras e níveis de ruído que a imagem pode entregar.
Duna (2021)
Apesar de não ser um dos meus filmes preferidos (passa longe disso), não posso negar a excepcional ambientação e fotografia de Greig Fraser.
A cena da prova de Paul Atreides é perfeita para você testar a relação de contraste e detalhes em sombras, elementos que podem se destacar em telas de alta qualidade, como são as telas OLED.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Eu nem preciso perder muito tempo para enfatizar a qualidade técnica da filmagem de Christopher Nolan. Esse é (na minha modesta opinião) o melhor filme protagonizado pelo Homem-Morcego na história do cinema.
Aqui, vale a pena destacar a cena noturna de perseguição entre Batman e Coringa para avaliar detalhes em sombras e resolução do movimento.
O Homem do Norte (2022)
É outro filme que não exatamente entra na minha lista de favoritos do cinema, mas o que conta aqui é a peculiar fotografia de Jarin Blaschke.
Todo o filme é ideal para avaliar a reprodução de cores, detalhes em elevada luminosidade, nível de ruído e detalhes em regiões escuras da tela.
O Regresso (2015)
De forma jocosa, eu digo que Leonardo DiCaprio precisou ser est*pr@d0 por um urso para ganhar um Oscar. Mas a fotografia assinada por Emmanuel Lubezki é perfeita.
A cena inicial serve como teste para HDR e qualidade da reprodução em Blu-ray 4K. E aqui, temos mais um motivo para você investir dinheiro em um aparelho de reprodução de mídia, pois só dessa forma podemos analisar esse aspecto no filme.
Gravidade (2013)
Uma obra prima do cinema, e um dos meus filmes preferidos. Porém, ele tem um problema peculiar: a dificuldade para os televisores LCD em exibir cenas espaciais.
Sequências luminosas no fundo escuro da grande maioria das cenas do filme servem como uma forma de analisar o contraste da TV, algo fundamental para uma melhor experiência com essa obra.
A Chegada (2016)
Outro verdadeiro espetáculo visual, apesar de toda a complexidade de sua trama. Aqui, a qualidade de imagem ofertada por Bradford Young é algo simplesmente excepcional.
A cena de comunicação com extraterrestres é ótima para testar o HDR e a recuperação de detalhes em sombras. E aproveite para assistir ao filme como um todo.
Tenet (2020)
Outro filme que passa de ano na nota, mas que não é exatamente aquele que eu escolho para assistir nos finais de semana. Mas a qualidade de imagem estabelecida por Hoyte Van Hoytema merece destaque.
Aqui, uma dica muito específica: se você assistir ao filme a partir do minuto 19:30, terá como recompensa o teste definitivo para a TV. É como se fosse as 500 Milhas de Indianápolis para qualquer televisor.
Vai lá. Confia. E me conta depois como foram os testes.