Compartilhe

O especialista em segurança Troy Hunt anunciou um dos maiores vazamentos de contas de e-mail da história, com 772.904.991 endereços vazados e mais de 21 milhões de senhas comprometidas. O vazamento foi compilado em um gigantesco arquivo do MEGA chamado Collection #1.

São mais de 12 mil arquivos diferentes de texto e 2.7 milhões de linhas que revelam todos os endereços de e-mail e senhas expostas. São 87 GB de dados. Números estratosféricos que colocam esse como o maior vazamento de dados desde o do Yahoo! no final de 2017 (3 bilhões de contas).

Troy Hunt é dono do popular site Have I Been Pwned, e começou a receber alertas de que sua conta havia sido exposta até se dar conta que ele tinha em mãos algo muito grande.

 

 

Essa informação saiu de múltiplas bases de dados, sem estabelecer um padrão óbvio e como uma coleção aleatória de sites, onde foi priorizada a exposição de dados. Vazamentos desse tipo aconteceram em outras oportunidades, mas não com essa magnitude.

 

 

Como saber se a sua conta estava na lista do Collection #1 (e o que fazer para se proteger)

 

 

A lista de possíveis afetados é enorme e engloba todos os tipos de usuários. O arquivo em si que mostrava as informações foi eliminado, mas se você quer descobrir se o seu endereço de e-mail foi exposto com o vazamento do Collection #1, pode utilizar o próprio site Have I Been Pwned?, e verificar se o seu e-mail aparece na base de dados do site.

Se aparecer, recomendamos que você troque a sua senha para proteger a segurança de sua conta. O site também oferece um buscador de senhas, onde você pode verificar se a sua senha está associada a algum e-mail.

A pior parte nesse caso é que todas essas falhas de segurança estão se tornando comuns, e até mesmo os números inflados não soam tão impressionantes. Não nos causa mais espanto saber que 500 milhões de contas vazaram de uma base de dados.

Mais uma vez, a privacidade perdeu a batalha, e não vejo muitos esforços acontecendo para corrigir a situação.

 

Via Troy Hunt, Wired


Compartilhe