Compartilhe

A resolução é um fator muito importante nos monitores, e determinante para uma experiência de uso maisl. 720p, 1080p, 1440p e 4K são as resoluções mais usadas em monitores de computador. Neste post, focamos em explicar as diferenças entre eles.

 

 

O que é resolução?

 

 

Resolução é a medida dos pixels em uma imagem. O número indica a altura do pixel da imagem em uma proporção de 16:9. Portanto, 720p é na verdade uma resolução de 1280 x 720 pixels, 1080p é 1920 x 1080 pixels, e assim por diante.

O 4K também é conhecido como 2160p. A razão pela qual 4K foi definido como o nome da resolução é que quatro imagens de 1920 x 1080 pixels podem ser colocadas em uma única imagem de 3840 x 2160 pixels.

 

 

Quanto maior a resolução, mais nítida será a imagem. Aspectos como reprodução de cores e aliasing melhoram conforme a resolução aumenta. Portanto, se você deseja a melhor qualidade de imagem, procure a maior resolução possível.

 

 

720p vs 1080p vs 1440p vs 4K: qual é a melhor?

HD 720p é o padrão HD “original”, que foi superado rapidamente pelo 1080p. Mesmo assim, 720p ainda é o padrão mais comum para streaming de HDTV, com resoluções mais altas geralmente reservadas para lançamentos de Blu-ray ou serviços de streaming.

1080p é conhecido como “Full HD” e é o que a maioria das pessoas pensa nesse contexto. Oferece aproximadamente o dobro da resolução de 720p. A maioria dos conteúdos de vídeo na web é produzida com essa resolução mínima, mas muitas séries de televisão e similares podem não estar disponíveis nesta resolução até que uma versão em Blu-ray seja publicada. 24 polegadas é o tamanho de monitor mais comum para o 1080p.

1440p é chamado de “Quad HD”. Isso ocorre porque quadruplica a resolução de 720p. 1440p é normalmente utilizado nos monitores de PC com alta taxa de atualização. Além disso, alguns dos consoles de videogames expandem a imagem de 1440p para obter uma imagem 4K não nativa. É também uma resolução amplamente usada em telas de smartphones premium. Os monitores 1440p geralmente contam com 27 polegadas ou mais.

O grande pai das resoluções atuais é o 4K. Seguindo os padrões anteriores, você também pode chamá-lo de 2160p (3840 x 2160 pixels). Essa resolução oferece a melhor qualidade de imagem e é cada vez mais comum encontrá-la em televisões e monitores.

 

 

Número de pixels e PPP (Pixels Por Polegada)

Cada resolução possui um número definido de pixels que não é afetado pelo tamanho da tela. Como sabemos que cada resolução tem um número fixo de pixels, podemos calcular a densidade dos pixels simplesmente sabendo seu tamanho.

Com essa regra, podemos conectar os números e ver que uma tela 1080p de 24 polegadas possui 91,79 PPP, enquanto uma tela 1440p de 27 polegadas possui 108,79 PPP. Existem algumas ferramentas online para calcular o número PPP de uma tela.

 

 

À medida que o valor de PPP aumenta, mais nítida é a tela. Isso ocorre porque os pixels são menores e é mais difícil diferenciá-los a olho nu. Em uma TV 1080p de 40 polegadas, é muito fácil ver os pixels se você se aproximar dela do que em uma 4K.

 

 

Taxa de atualização

A taxa ou velocidade de atualização é o número de imagens que um monitor pode exibir em um segundo. Essa taxa é medida em hertz, e possui uma proporção de 1:1 para a taxa de quadros que uma tela pode exibir. Portanto, apenas 60 FPS podem ser visualizados em um monitor de 60 Hz, mesmo que um jogo seja executado a 100 FPS.

Os valores mais comuns são:

* 60 Hz: é o padrão mínimo exigido, e é o que a maioria das TVs e monitores de entrada geralmente oferece.
* 75 Hz: um pequeno aumento, mas respeitável. É o alvo comum de overclock para monitores de 60 Hz.
* Mais de 120 Hz: é um aumento maciço na capacidade de resposta e suavidade na imagem. São monitores voltados para jogadores de eSports ou para aqueles que desejam a melhor experiência de jogo.

 

 

Dito isso… você sabia que não dá para operar um monitor 4K a 144 Hz? Bem, na verdade você até pode, mas para fazer isso, você precisa reduzir a cor. Isso ocorre porque os cabos HDMI e DisplayPort possuem largura de banda limitada. Tanto a resolução quanto a taxa de atualização exigem largura de banda, e quanto maior o valor, maior é a largura de banda necessária.

A maioria das telas e GPUs de ponta conseguem atingir cores de 10 bits sem nenhum problema, independentemente da resolução. No entanto, a soma de uma frequência de atualização de 144 Hz, além de uma resolução 4K e uma cor de 10 bits entrega um resultado alto demais para os padrões atuais.

Por causa disso, é melhor você ficar com uma tela com 1440p para monitores de 144 Hz. Dessa forma, é possível alcançar 144 FPS de forma mais razoável e ainda assim ter uma reprodução de cores de 10 bits.

 

 

Qual resolução é melhor?

É uma pergunta muito difícil de responder.

A melhor resolução para um monitor depende das suas necessidades e do que o seu hardware é capaz. Hoje, os monitores de 720p são descartados, pois qualquer computador atual pode funcionar a 1080p sem problemas.

Em geral, recomendamos a escolha de um monitor 1080p se você deseja comprar um PC de entrada, linha média ou um pouco mais potente do que isso, mas deseja ter mais de 120 Hz de frequência de imagem, mas sem gastar muito dinheiro. Esta resolução oferece o melhor equilíbrio entre desempenho e qualidade. Em uma TV de 24 polegadas, você não verá quase diferença entre essa e uma resolução mais alta.

Você pode dar o salto para 1440p se quiser comprar um PC de ponta com uma grande capacidade de processamento gráfico. Também pode ser uma boa ideia se você deseja priorizar a qualidade da imagem em vez da fluidez.

Por fim, os monitores 4K são reservados para os players mais exigentes, com um computador topo de gama que pode mover uma enorme quantidade de pixels. Também é ideal para TVs de 50 polegadas ou mais.


Compartilhe