TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 6 truques para ampliar a autonomia de bateria no notebook com Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 6 truques para ampliar a autonomia de bateria no notebook com Windows 11

6 truques para ampliar a autonomia de bateria no notebook com Windows 11

Compartilhe

O Windows 11 é um sistema operacional relativamente novo. Há quem diga que ele só vai alcançar o seu ponto de efetiva maturidade após o primeiro ano de vida. E boa parte dos problemas que ele apresentou no início do seu ciclo afetou de forma decisiva o seu desempenho.

Um dos aspectos mais afetados pelo Windows 11 foi a autonomia de bateria, e isso era algo mais que esperado. Além do sistema operacional levar um tempo para se entender com os componentes de hardware, temos hoje notebooks cada vez mais potentes, e isso exige um maior consumo energético.

Na tentativa de ajudar os usuários que precisam conciliar esses diferentes elementos de uma equação relativamente complexa, este post oferece seis dicas que podem ajudar a melhora a autonomia de bateria do notebook no Windows 11.

 

 

 

Seis passos para aumentar o tempo de uso longe da tomada

Por mais que o Windows 11 venha a exigir menos processos para funcionar e com os processadores, chips e memórias cada vez mais eficientes, a verdade é que o consumo de bateria de um notebook ainda pode ser elevado, dependendo do tipo de uso que você vai dar para ele.

Em termos práticos: cinco horas de jogos em 2005 continuam sendo cinco horas de jogos em 2022, e não existem milagres para reduzir o consumo energético neste caso. Os games sempre foram e sempre serão mais exigentes, e só em um futuro a longo prazo e com tecnologias bem mais avançadas é que veremos mudanças neste cenário.

Dito isso, vamos revisar seis dicas rápidas para melhorar a autonomia de bateria do seu notebook com Windows 11:

  1. Manter o notebook atualizado: as atualizações corrigem falhas de segurança, promovem melhorias no desempenho, adicionam funções novas que podem ajudar no gerenciamento de energia, e fazem com que o software funcione de forma mais eficiente.
  2. Utilize o modo de economia de bateria: parece óbvio, mas o uso do modo de economia de bateria no Windows 11 elimina a sincronização de e-mails e calendário, além de restringir as tarefas em segundo plano.
  3. Reduza o brilho da tela: a tela do notebook é a principal responsável pelo consumo de bateria. O ideal é que o brilho da mesma não fique acima dos 50% quando o notebook está longe da tomada. Isso vai ajudar a fazer o portátil trabalhar por mais tempo.
  4. Use o tema escuro no Windows 11: este é (inclusive) um dos conselhos da Microsoft para economizar bateria no notebook. Assim, você limita a quantidade de energia consumida pela tela, deixando de lado o uso de cores brilhantes e vibrantes.
  5. Gerencie o uso de energia do Windows 11: selecione um plano de baixo consumo energético quando estamos apenas trabalhando com aplicativos de escritório e tarefas mais básicas. Quando você precisar executar apps mais exigentes, pode mudar para o plano equilibrado. E sempre uso o plano de alto desempenho para os games.
  6. Reinicie o notebook com regularidade: ao reiniciar o notebook, você vai encerrar os programas em segundo plano e processos que não são úteis naquele momento. Além disso, vale a pena desligar as conexões de internet e Bluetooth quando as mesmas não estão em uso, através do modo avião.

Compartilhe