5G será a “desculpa” para smartphones mais caros em 2020 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 5G será a “desculpa” para smartphones mais caros em 2020 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | 5G será a “desculpa” para smartphones mais caros em 2020

5G será a “desculpa” para smartphones mais caros em 2020

Compartilhe

Prepare suas carteiras, senhoras e senhores. O 5G nem chegou oficialmente ao Brasil (está em testes, apesar das tentativas de políticos de alguns estados em vetar esse desenvolvimento tecnológico), mas tudo indica que a nova tecnologia de conexão de dados será a grande desculpa para os fabricantes inflarem os preços dos smartphones em 2020.

Para algumas pessoas, o fator inovação justifica o inflacionar de preço dos telefones com 5G. Para outros tantos, é apenas um chip com um recurso diferenciado, ou seja, o quão caro pode custar um novo chip para encarecer um produto o suficiente para criar uma nova categoria de preço dentro do segmento.

 

 

A culpa (em grande parte) seria da Qualcomm

 

 

A Qualcomm está preparando o seu novo processador, o Snapdragon 865, que contará com as tecnologias necessárias para a conectividade 5G. Na prática, o Snapdragon 855 já poderia fazer isso, mas como o próprio 5G não está devidamente disseminado no planeta (as primeiras redes nos principais mercados globais começaram a operar em 2019), não havia sentido lançar um hardware com tais características antes disso.

Agora, com o 5G ativo, a Qualcomm tem motivos para seguir adiante e, obviamente, os fabricantes vão se aproveitar disso. Aqui, não apenas o fator I+D será inserido no preço, mas o simples fato de ter um hardware completamente novo e alinhado com uma nova tecnologia.

Ou seja, se você quer ser um dos pioneiros na utilização das redes 5G, terá que pagar a mais por isso. Não tem nada de ilegal ou imoral nessa prática, mas entendo que é importante você saber sobre isso desde já.

 

 

Tem muita gente disposta a pagar a mais pelo 5G

 

 

Esse é outro fator importante para que os fabricantes comecem a forçar a barra na hora de impulsionar o preço dos smartphones com 5G: muita gente disposta a pagar a mais por isso.

Em um passado não muito distante, muitos especialistas em tecnologia (eu, inclusive) acreditavam que o mercado de smartphones entraria em crash com alguns fabricantes apresentando produtos com preços acima dos US$ 1.000. Muita gente acreditou que as pessoas não iriam pagar a mais por isso e, de certo modo, havia uma boa dose de razão nessa teoria, pois alguns protagonistas do setor decidiram reduzir um pouco os preços dos produtos.

Porém, no caso dos smartphones com 5G, existem alguns indícios que mostram que um bom grupo de usuários está disposto a pagar a mais para ter o novo tipo de conexão no dispositivo. E o mercado deve atender aos anseios desse consumidor em potencial colocando no mercado os produtos… com os preços mais elevados “de propósito”. Porque tem gente disposta a pagar a mais por isso.

Outra coisa: depois que o Galaxy Fold vendeu mais de 1 milhão de unidades custando US$ 1.980, eu não duvido de mais nada.

 

 

Segure a onda

 

 

Não adianta sair correndo para comprar um smarpthone com 5G lá fora em 2020. O 5G só deve funcionar no Brasil a partir de 2021 e olhe lá, e os preços dos produtos devem cair com a popularização dos mesmos lá fora. Ou seja, comprar um telefone compatível com essa rede só se justifica se você mora ou viaja muito para um país onde o 5G está funcionando de forma decente.

Comprar um smartphone 5G agora? Só se for para você se mostrar para amigos e familiares!


Compartilhe