Compartilhe

É normal que o seu smartphone fique mais lento com o passar do tempo. E quando isso acontece, é a hora de otimizar o seu desempenho. Vários truques podem ajudar nesse sentido, e nesse post mostramos cinco truques que podem melhorar de forma sensível o funcionamento do seu telefone.

 

 

 

Apague os arquivos desnecessários

 

É a primeira coisa que você deve fazer quando um smartphone começa a ficar muito lento. Apague todo e qualquer arquivo que você considerar desnecessário, pois a lentidão do dispositivo pode estar acontecendo por conta da saturação de imagens, vídeos ou arquivos temporários que permanecem armazenados, o que afeta o desempenho como um todo. E a melhor forma para remover arquivos inúteis é manualmente, através do administrador de arquivos do telefone. Evite usar sistemas automatizados, pois você pode acidentalmente apagar arquivos que são úteis.

 

 

 

Mantenha a tela organizada

 

Ter um desktop ou área de trabalho com vários aplicativos não utilizados é um erro que muita gente comete. Esses ícones e apps gastam recursos para funcionarem corretamente, principalmente quando inserimos widgets e fundos de tela animados. Procure deixar a sua tela principal impa e organizada, eliminando os aplicativos não utilizados com frequência.

 

 

 

Não use fundos animados

 

Essa dica é uma continuidade da anterior. Mesmo que seja legal ou muito atraente ver fundos animados no smartphone, seu uso interfere de forma direta no desempenho do dispositivo. Sem eles, a velocidade do telefone vai melhorar.

 

 

 

Reduza as animações

 

As animações deixam o sistema operacional mais atraente, mas também deixam o dispositivo um pouco mais lento. Desative ou reduza as animações do sistema operacional através da rota a seguir: Configurações > Sistema > Sobre o telefone > Número de compilação. Aqui, você pode realizar os ajustes que você considere necessários.

 

 

 

Reinicie o smartphone para os ajustes de fábrica

 

O último recurso se as dicas anteriores não funcionarem. Leve em consideração que, ao reiniciar o smartphone para as configurações de fábrica, todos os seus dados vão se perder de forma irreversível. Logo, é mais que recomendado que você faça um backup dos seus dados mais importantes no Google Drive ou no iCloud. Uma vez realizado o processo, o seu telefone volta a funcionar tal e como ele estava no primeiro dia de uso. Para realizar a restauração, siga a rota a seguir: Configurações > Ajustes do Sistema > Cópia e Restauração > Restaurar o dispositivo.


Compartilhe