Eu disse que para mim era difícil justificar a existência do Motorola moto g05, pois o moto g15 existe, e eles são muito parecidos.
Sei que escrevi sobre os cinco pontos que justificam o investimento. Mas preciso fazer o contraponto disso, compartilhando os cinco motivos que levantam questionamentos sobre a sua validade no mercado.
Não são exatamente defeitos ou problemas do telefone. São fatos constatados que reforçam uma certa “falta de tentativa” por parte da Motorola em deixar o telefone melhor do que é.
Dito isso, compartilho a partir de agora as 5 razões para repensar a compra no moto g05.
Câmera frontal de 8 MP
Eu sei que é um telefone de entrada, e que o foco principal da Motorola com esse produto não é necessariamente valorizar a qualidade final das selfies.
Por outro lado, é questionável não contar com um sensor de 13 MP nessa câmera frontal, em pleno 2025.
O moto g05 receber a mesma câmera frontal de 8 MP depõe contra os dois modelos: o mais barato por ser mais barato… e o mais caro… por ser mais caro.
Armazenamento no padrão eMMC 5.1
Não adianta de muita coisa dobrar o espaço de armazenamento do seu smartphone de entrada se o padrão para salvar os dados nessa memória vem de duas décadas atrás.
O padrão eMMC 5.1 é defasado a ponto de se fazer presente em vários celulares da Nokia lançados na década de 2000, antes do iPhone chegar ao mundo. Ele é mais lento que o padrão UFS que encontramos na maioria dos smartphones intermediários e premium de hoje.
Não sei o quão mais caro é um módulo de armazenamento UFS. Mas é de se lamentar que o dispositivo vai ficar defasado mais rápido que os demais por causa dessa escolha.
Tela LCD com resolução HD+
Esse é um dos itens que não posso considerar como “defeito” do dispositivo, mas sim uma simples constatação dos fatos.
Como dispositivo de entrada ou de baixo custo, o moto g05 contar com uma tela LCD com resolução HD+ é algo mais do que o normal. É o esperado.
Só adicionei esse item apenas para lembrar aos mais leigos, que só vão pelo preço do dispositivo, sem levar em consideração esses pequenos detalhes.
4 GB de RAM
Eu não consigo me conformar com fabricantes de smartphones que seguem insistindo em colocar apenas 4 GB de RAM nos smartphones.
Isso só pode estar acontecendo (ainda) por causa da tal obsolescência programada. Sim, pois contenção de custos não é exatamente o que está acontecendo aqui.
A Samsung lançou telefones básicos com 6 GB de RAM em 2024. Por que a Motorola não consegue ao menos chegar nesse patamar?
Ah, sim… porque a Lenovo não é uma Samsung!
RAM Boost
Combine todos os itens de hardware que critiquei até agora no artigo, e coloque a RAM Boost como cereja do bolo.
Não tem como isso dar certo.
A RAM Boost no Motorola moto g05 é um placebo. É a forma que os fabricantes usam para enganar o Android, só para permitir que você execute mais aplicativos ao mesmo tempo.
Ver a RAM Boost comendo parte de um armazenamento mais lento é a receita para o desastre a médio e longo prazos.
Mas você usa a memória virtual no Android se quiser. Quem sou eu para dizer onde você está errando na vida.