Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | 5 novidades do Android apresentadas na Google I/O 2024

5 novidades do Android apresentadas na Google I/O 2024

Compartilhe

Para não dizer que não falei do Android…

O keynote inaugural do Google I/O 2024 deu muito foco na Inteligência Artificial, com destaque para o Gemini e para o Project Astra que, de fato, são duas grandes inovações e poderosas ferramentas para um segmento que cada vez mais ganha protagonismo no mundo da tecnologia.

Mas isso não quer dizer que o Android foi um completo “esquecido no churrasco”. O Google apresentou algumas novidades sobre o seu sistema operacional, e neste artigo vou fazer um compilado dos cinco temas mais importantes sobre ele que foram abordados no Google I/O 2024.

 

Android 15 Beta 2

A versão beta 2 do Android 15 já está disponível para smartphones Pixel 6, 7 e 8, e em breve chegará a dispositivos Samsung e Xiaomi.

Essa atualização é a última antes da fase de busca pela estabilidade do sistema, e não é recomendável para uso diário.

E para a grande maioria dos usuários, nem faz sentido ter pressa, já que tem muita gente que está esperando o Android 14 até hoje.

A partir de agora, vou abordar alguns temas interessantes relacionados ao Android, que são novidades que desembarcam tanto no Android 14 como no futuro Android 15.

 

Segurança e Privacidade

Uma das novidades mais interessantes é a capacidade do Android de identificar chamadas fraudulentas em tempo real.

Através da inteligência artificial, o sistema operacional analisa o conteúdo da chamada e alerta o usuário caso detecte um possível golpe.

A função utiliza o Gemini Nano, um modelo de inteligência artificial otimizado para execução local, o que garante a privacidade do usuário.

Também vale a pena destacar as seguintes características que reforçam a segurança do Android:

  • Proteção contra Roubo: O Android 15 detecta movimentos bruscos e bloqueia o dispositivo em caso de roubo, mesmo se estiver desbloqueado.
  • Detecção de Ameaças: O Google Play Protect usa a inteligência artificial para identificar e bloquear apps fraudulentos em tempo real.
  • Espaço Privado: Crie um espaço separado para aplicativos sensíveis com autenticação adicional, protegendo seus dados de olhares indiscretos.

 

Expansão do Circle to Search

O Circle to Search, que permite selecionar parte da tela para realizar buscas ou traduções, agora também oferece a função “Circle to Learn”.

Com ela, é possível selecionar problemas matemáticos ou físicos e obter instruções para resolvê-los. A ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas promete se tornar um poderoso recurso educacional.

É uma espécie de “resposta” a um recurso similar apresentado pela OpenAI no GPT-4o, com o objetivo similar de deixar o processo de aprendizado mais intuitivo e direto.

 

Gemini Nano multimodal

O Gemini Nano, modelo de inteligência artificial do Google, será multimodal em breve, o que significa que poderá processar texto, imagem e som.

Essa mudança permitirá que o LLM seja utilizado em uma variedade ainda maior de tarefas, como a descrição de imagens para usuários do Talkback.

A partir dessa reformulação para o modo multimodal, os usuários poderão obter informações detalhadas sobre o conteúdo das imagens, mesmo sem conexão à internet.

Aqui, mais uma “resposta” ao GPT-4o da OpenAI, que também possui essa capacidade nativa, agregando valor à interação em linguagem natural proposta para o futuro do ChatGPT.

 

Outras novidades

O Google também revelou diferentes características que estarão presentes no Android no futuro que merecem um olhar mais atento.

O Android 15 vai permitir a gravação parcial da tela, o arquivamento de apps para economizar espaço de armazenamento, estabelecer melhorias na conectividade via satélite e controles adicionais de câmera.

Já o Google Wallet vai suportar a adição de cartões de crédito e ingressos por foto. Basta registrar a imagem do elemento para que ele seja adicionado na carteira, dispensando o uso de código de barras ou QR Code.

O Google Maps vai ampliar os seus recursos relacionados com a Realidade Aumentada, permitindo a visualização de informações sobre locais e elementos de interesse diretamente no celular, com informações e gráficos relevantes.

 

E nas outras formas do Android? Temos novidades?

Sim. Os demais formatos ou propostas no Android receberam alguns novos recursos ou melhorias que foram mencionadas na Google I/O 2024:

  • Wear OS: Maior Autonomia de Bateria no Wear OS 5, que consome 20% menos energia que a versão anterior e interface otimizada para telas maiores.
  • Android TV: Recebe a busca inteligente, utilizando descrições geradas por inteligência artificial e modo Picture-in-Picture para visualizar dois apps ou conteúdos simultaneamente.
  • Android Auto: Vai receber suporte ao Google Cast, permitindo que o usuário envie conteúdo par aa tela do carro, do mesmo modo que faz em casa com dispositivos compatíveis com o Chromecast.


Compartilhe