No futuro, você vai pagar a conta do restaurante com um simples sorriso, ou o ingresso do cinema em um piscar de olhos, literalmente. É o que promete os futuros sistemas de pagamento por reconhecimento ou identificação facial.
Essa tecnologia usa características únicas do rosto do usuário para verificar a sua identidade e realizar transações financeiras de forma segura, rápida e conveniente.
Por ser um sistema de alta precisão na identificação de pessoas, a identificação facial pode ser poderosa contra fraudes e crimes financeiros, já que os traços fisionômicos são praticamente impossíveis de serem replicados.
A partir de agora, vou mencionar pelo menos cinco vantagens dos sistemas de pagamento por reconhecimento facial, tanto para os consumidores como para as empresas.
Identificação precisa
A biometria facial garante uma autenticação segura e confiável, praticamente eliminando o risco de transações fraudulentas.
Nem mesmo nos casos de gêmeos idênticos esse sistema falha, já que existem aqueles traços característicos do indivíduo que são detectados.
A alta precisão dessa tecnologia permite um índice de acerto elevado em diferentes cenários e situações.
Resistência à fraude
A tecnologia oferece baixíssimas taxas de falsos positivos, assegurando que apenas o verdadeiro dono da conta realize as compras.
É uma solução muito mais segura do que a identificação biométrica pela digital, além de superar de longe o uso de qualquer cartão de crédito com senha ou autenticação em dois fatores.
Verificação contínua
O reconhecimento facial pode verificar a identidade do usuário durante todo o processo de pagamento, proporcionando ainda mais segurança para o consumidor e o comerciante.
Dependendo do sistema, o escaneamento facial pode acontecer em tempo real, inclusive se o usuário mudar suas expressões ao falar ou gesticular.
Experiência aprimorada
Os pagamentos com o sistema de identificação facial são mais rápidos, convenientes e intuitivos, sem a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões.
Basta você posicionar o seu rosto diante de uma câmera de alta qualidade, e pronto: o reconhecimento biométrico fará o resto, identificando a sua pessoa através da biometria e aprovando o pagamento da compra.
Adaptação à era digital
É o sistema ideal para transações digitais, com integração perfeita em dispositivos móveis e aplicativos financeiros. É uma tecnologia totalmente adaptável ao usuário e aos gadgets que ele já possui.
Não necessariamente você depende das câmeras do banco ou da loja para definirem que é você mesmo que está realizando a compra. As câmeras do seu telefone também podem fazer isso.
E com a chegada da Inteligência Artificial, esse sistema de identificação tende a trabalhar de forma ainda mais rápida, funcional e eficiente nos cenários cotidianos.
Via payface.com.br