Fim de ciclo para o Windows 10, e muitos usuários que ainda contam com bons computadores terão que tomar uma decisão importante em breve.
O Windows 10, aquela versão do sistema operacional que a Microsoft prometeu que seria “o último Windows” vai encerrar o seu suporte em 14 de outubro de 2025.
A desculpa aqui é o maior foco em segurança e performance do Windows 11, mas na prática é para vender mais PCs mesmo, já que ótimos computadores que funcionam muito bem com o Windows 10 não são compatíveis com a atual versão do sistema operacional da Microsoft.
Após o fim do suporte, ou você assume a responsabilidade em ficar exposto a vulnerabilidades que podem ser exploradas por hacekrs, ou escolhe uma das cinco alternativas que vou apresentar a partir de agora.
Forçar o Windows 11 no seu PC não compatível
Você pode tentar instalar o Windows 11 no seu atual PC não compatível, mas desde já informo que essa não é uma solução universal, já que os usuários menos experientes ficam de fora dessa estratégia.
É possível utilizar softwares como o Rufus para criar instaladores personalizados do Windows 11, removendo tudo o que é considerado desnecessário.
Incluindo (é claro) os itens que tornam o TPM 2.0 algo obrigatório no processador para que o Windows 11 possa ser instalado.
Dessa forma, você até consegue instalar o novo sistema operacional no equipamento, mas terá que lidar com as vulnerabilidades presentes nessa versão customizada do Windows 11.
Sem falar em algumas limitações de funcionamento e performance que podem aparecer após a instalação.
Se você aceitar os riscos e pagar o preço, vá em frente. mas faça isso por sua conta e risco.
Usar o Linux
Essa é uma das soluções mais viáveis para prolongar a vida útil de computadores que não são compatíveis com o Windows 11 e qualquer PC mais antigo ou com menos recursos.
O Linux existe, está vivo e com um público cada vez maior, e pelos mais diversos motivos. De gamers a programadores, passando pelos usuários casuais, as diferentes distribuições do sistema podem dar uma sobrevida ao velho PC sem maiores dificuldades.
Até mesmo os usuários mais inexperientes poderão instalar o Linux sem problemas no computador. E nem precisa aprender com os tutoriais mais complexos.
Ubuntu e Mint são as distribuições mais populares e amigáveis para os usuários. São distros estáveis, seguras e muito funcionais.
Usar o ChromeOS
Bem sabemos que o ChromeOS não caiu nem no gosto do próprio Google, mas ainda assim é uma alternativa muito válida para os usuários mais produtivos e criativos.
O ChromeOS Flex é a versão do sistema operacional do Google que é pensada nos computadores tradicionais.
Você gera um pendrive de instalação em outro PC e faz a instalação de forma direta no equipamento, de forma prática e descomplicada.
A principal vantagem dessa alternativa é que ela é totalmente pensada nos usuários que dependem dos serviços do Google para as suas atividades.
A má notícia é que as ferramentas mais específicas do Windows (como softwares para tarefas mais pesadas) não estão disponíveis no ChromeOS.
E você precisa aprender a lidar com isso.
Pagar pelo suporte estendido do Windows 10
De fato, a Microsoft ainda vai oferecer o suporte para o Windows 10 após 2025… se você pagar por isso, é claro.
E mais: a Microsoft só vai aceitar o seu dinheiro se você for uma empresa. Então, estou colocando essa opção apenas por desencargo de consciência mesmo.
Para a maioria das pessoas que chegaram neste ponto de artigo, essa nem chega a ser uma alternativa.
De qualquer forma, a Microsoft pode oferecer o suporte estendido para o Windows 10 para empresas e negócios de diferentes portes, mediante um pagamento pelo serviço.
A alternativa é válida principalmente para aquelas empresas que contam com softwares proprietários e que não se prepararam adequadamente para a migração de equipamentos para o Windows 11.
Nem todas as empresas são a própria Microsoft, que está nadando em dinheiro. Logo, pensar na compra de vários computadores de uma hora para outra é uma insanidade para qualquer administrador.
Por isso, pagar pelo suporte estendido é uma alternativa mais econômica neste caso.
Utilizar patches de segurança de terceiros
A Microsoft não é a única que detém o poder ou a capacidade de desenvolver correções de segurança para o Windows 10.
Existe uma empresa chamada 0Patch que também vai trabalhar nessas correções no sistema operacional, o que pode resolver o problema para muitos usuários.
O grande ponto de observação que deixo para essa alternativa é o fato de não ser uma correção oficial da Microsoft, e isso envolve os riscos pertinentes da prática.
Não falo exatamente da confiabilidade da 0Patch, que está mais ou menos comprovada. Falo pela estabilidade dessas atualizações, que vão trabalhar com áreas sensíveis do sistema operacional.
Antes mesmo de tentar os serviços da empresa, vale a pena ter um pouco de precaução antes de utilizar essas e outras soluções alternativas.