TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 5 formas de copiar arquivos entre dois PCs | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 5 formas de copiar arquivos entre dois PCs

5 formas de copiar arquivos entre dois PCs

Compartilhe

Hoje, copiar arquivos de um computador para outro é algo muito mais simples do que era em um passado distante, onde tudo era mais rudimentar e complexo.

Existem várias opções que podem facilitar a vida daqueles usuários que desejam migrar dados entre dois PCs, um computador e um smartphone, um tablet e um notebook e outras variações de dispositivos disponíveis no mercado.

Neste post, vamos mostrar pelo menos cinco alternativas disponíveis neste momento para realizar a transferência de arquivos entre dois computadores.

São alternativas tangíveis, práticas e, em alguns casos, com custo zero para os usuários.

 

 

 

Através de cabos

É a forma mais simples, cômoda e rápida para transferir arquivos de um PC para outro PC.

Isso é possível através de um cabo ponte USB ou via cabo de rede Ethernet. As diferenças entre as duas opções estão no comportamento da transferência de dados e na compatibilidade com as diferentes plataformas.

No caso dos cabos ponte USB, os equipamentos Windows usam a porta USB tradicional, e os computadores Mac usam a USB/Thunderbolt, e a solução com macOS se beneficia de uma velocidade maior. Já o uso de cabos de rede Ethernet é compatível com Windows, macOS e Linux.

 

 

 

Através da rede local

Você pode utilizar as redes cabeadas LAN e sem fio WLAN via WiFi para transferir arquivos entre os dois computadores.

Os sistemas operacionais contam com recursos suficientes para essa operação, mas também é possível utilizar softwares específicos para essa tarefa. Ou até mesmo adotar um software para transferência via FTP.

 

 

 

Através do armazenamento externo

É a forma mais utilizada para transferir arquivos entre dois computadores neste momento, já que permite a transferência de grandes volumes de dados em poucos segundos.

A desvantagem deste método é que não dá para transferir arquivos de forma direta, onde um dispositivo atua como intermediário. A grande vantagem é que um pendrive com grande capacidade de armazenamento é algo relativamente barato.

Sem falar que você pode usar HDs e SSDs externos para essa tarefa, inclusive em formato de unidade de armazenamento sem fio ou NAS.

 

 

 

A partir de um HD ou SSD

Se um pendrive não é o suficiente para o grande volume de dados, use logo um HD ou SSD para transferir grandes volumes de dados entre dois computadores.

Para isso, você pode utilizar um simples cabo USB ou eSATA, um dock para armazenamento da unidade ou o tão popular case para HD ou SSD externo, que muitos de nós utilizamos todos os dias.

 

 

 

Na nuvem

Os serviços de armazenamento na nuvem chegaram para ficar, e podem ser utilizados para transferir arquivos entre dois computadores de forma prática e eficiente.

É bem simples: basta você enviar o arquivo para o Google Drive ou OneDrive a partir do computador de origem, e fazer o download desse mesmo arquivo no computador de destino.

É um processo simples e bem eficiente para quem já está familiarizado com o funcionamento dos serviços de armazenamento na nuvem. O único grande problema com essa mecânica está no momento em que você precisa enviar uma grande quantidade de dados para a web. Certifique-se que o seu plano de internet permite essa prática, inclusive na velocidade de upload.


Compartilhe